5 recursos que o iOS 18 copiou do Android
No mês passado, a Apple realizou o seu tradicional evento anual para desenvolvedores, onde apresentou o iOS 18, que internamente é visto com bastante otimismo e encarado como “a maior atualização de sua história”.
Embora muitos recursos mostrados pela empresa sejam novidade para os usuários de iPhone, alguns deles não são exatamente novos. Parte das novas funções do já estão presentes em smartphones Android há alguns anos. Confira:
1. Personalização da tela inicial
Uma das principais novidades apresentadas pela Apple durante o WWDC 2024 foi a possibilidade de organização livre dos apps da tela inicial. Para muitos, a gigante de Cupertino demorou muito para oferecer a possibilidade, que já está presente há alguns bons anos no sistema Android.
Embora na prática esteja bem longe de ser o recurso mais badalado que chega à próxima versão do iOS, a funcionalidade soa como uma boa novidade para quem utiliza os iPhones há várias gerações e que agora, finalmente, terão um maior controle de sua experiência.
2. Aplicativos ocultos
Quem tem smartphones Android provavelmente já deve ter esbarrado no recurso de ocultação de apps, que esconde os softwares da tela inicial e pode oferecer maior segurança e privacidade para os usuários. Mesmo com a função se mostrando bastante útil em aparelhos de várias marcas, o iOS ainda não contava com algo semelhante até agora.
Na próxima versão do sistema operacional da Apple, os iPhones terão um recurso nativo para ocultar aplicativos da tela inicial. Conforme apresentado no WWDC, agora, será possível realizar a ação sem necessidade de recorrer a aplicações desenvolvidas por terceiros.
3. Customização da tela de bloqueio
Outra novidade do sistema iOS 18 é a possibilidade de customização dos atalhos exibidos na tela de bloqueio, que por padrão são lanterna e câmera. Com o novo software, a “maçã” oferecerá possibilidade de substituição dos atalhos por outras funções mais relevantes para os usuários.
4. Modo jogo
Não é de hoje que a Apple vem buscando se tornar também uma marca referência entre o público gamer. Além de oferecer novas ferramentas de desenvolvedor para garantir que estúdios otimizem jogos para os Macs, no ano passado os iPhones receberam suporte para jogos AAA.
Assim como já existe em alguns aparelhos Android, o iOS 18 terá também o modo jogo, que na prática reduz a execução de tarefas em segundo plano para melhorar o desempenho dos games. Além disso, ele atua para diminuir a latência de acessórios sem fio, como fones de ouvido e controladores.
5. Central de controle personalizável
Assim como a tela de bloqueio, a Central de Controle também está recebendo uma camada maior de personalização. Com o iOS 18, será possível alterar o posicionamento, substituir e redimensionar os ícones. Assim, possibilitará a escolha de atalhos de maior relevância para o usuário.