YouTube Create: app gratuito permite editar vídeos diretamente do smartphone
O YouTube anunciou que está criando um app dedicado à edição de vídeos. O YouTube Create é um dos esforços da plataforma para fazer frente ao TikTok, da ByteDance, que tem pressionado os concorrentes do segmento a oferecer novas ferramentas para reter usuários.
✨ introducing YouTube Createa new easy-to-use editing app that helps you make high-quality vids & can publish to YouTube 🎬 now in *beta* in 8 countries on Android we want your feedback 📣download in Play Store: more info: — TeamYouTube (@TeamYouTube)
“Apresentamos o YouTube Create. Um novo aplicativo de edição fácil de usar que te ajuda a criar vídeos de alta qualidade para publicar no YouTube. Agora, em beta em 8 países no Android”
O app promete entregar aos criadores de conteúdo uma boa variedade de ferramentas de edição, filtros, efeitos e transições em uma plataforma com interface intuitiva. Após um período de experimentação fechada na Índia e Singapura, o aplicativo terá os testes ampliados para mais seis países — Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha, Coreia do Sul e Indonésia.
Um dos principais diferenciais do TikTok é o processo de gravação, edição e upload de vídeos é concentrado em um só lugar, o que simplifica bastante a maneira que os criadores trabalham em seus conteúdos. Além disso, a estrutura do app chinês torna o mercado de criação de conteúdo digital mais acessível para criadores amadores e pessoas que não têm familiaridade com ferramentas profissionais de edição.
A ideia do YouTube é fazer algo parecido, oferecendo recursos úteis para edição, mas de uma maneira mais simplificada.
A expectativa é que a nova ferramenta sirva para consolidar ainda mais o Shorts, a solução de feed vertical de vídeos do YouTube, que concorre com TikTok e Reels, do Instagram. O Shorts contam atualmente com 70 milhões de visualizações diárias e 2 bilhões de visualizações mensais.
A previsão é que o YouTube Create seja liberado para usuários do Android e iOS em 2024.