Clima
Yakutsk: jovem compartilha vida na cidade mais fria da Terra no YouTube
Localizado na Sibéria Oriental, na Rússia, Yakutsk chega a fazer -60ºC no inverno e tem poucas horas de luz natural por dia
Imagem: Reprodução/Instagram
Moradora de Yakutsk, na Rússia, a jovem Kiun B usa seus para mostrar como é a vida na cidade considerada a mais fria do mundo. Localizado na Sibéria Oriental, o local chega a registrar -60ºC no inverno e já bateu o assustador recorde de -71ºC.
Como é o clima em Yakutsk
Yakutsk é a maior cidade construída sobre permafrost, tipo de solo permanentemente congelado. O local tem poucas horas de luz natural durante o inverno, que vão somente até cerca de três horas da tarde.
Em até 12x de R$ 448,99
Apple iPhone 15 (128 GB)R$ 5.299
Queimaduras de frio
Além disso, Kiun conta ainda que os residentes de Yakutsk sofrem de graves queimaduras de frio, deficiência de vitaminas e envelhecimento precoce. Este último devido ao aumento da taxa metabólica enquanto os corpos trabalham mais para produzir calor.
Queimaduras leves no rosto, aliás, são comuns. Por isso, o local tem hospitais e profissionais especializados, e todos os cidadãos têm acesso a serviços de saúde básicos gratuitos. O governo também criou abrigos aquecidos para a população, principalmente para moradores de rua.
Outro problema enfrentado por habitantes de Yakutsk – e de outros locais gelados – é a depressão sazonal. Saiba mais sobre a condição, causada pela falta de exposição ao Sol.
Assista a um vídeo de Kiun B sobre a vida na cidade mais fria do mundo abaixo:
O Giz Brasil pode ganhar comissão sobre as vendas. Os preços são obtidos automaticamente por meio de uma API e podem estar defasados em relação à Amazon.