Yahoo diz que dados pessoais de mais de 1 bilhão de usuários foram roubados
Apenas dois meses após a Verizon ter anunciado planos de comprar a companhia, o Yahoo informou em setembro a existência de um ataque hacker patrocinado por um estado que roubou dados de 500 milhões de usuários. A descoberta foi feita anos após o ataque e teve como princípio uma investigação interna motivada por relatos de dados de usuários que estavam sendo vendidos no mercado clandestino.
• Meio bilhão de contas do Yahoo foram comprometidas após ataque patrocinado por governo
• Como o Yahoo vacilou feio com a segurança de dados dos usuários
• Verizon compra ex-gigante Yahoo por US$ 4,8 bilhões
Em novembro, o Yahoo revelou que alguns funcionários sabiam do problema anunciado em setembro deste ano em 2014, mas a investigação foi aparentemente deixada de lado. Dado que a companhia não levou muito a sério tentativas de invasões, é fácil ver como que a informação de 1 bilhão de usuários foi acessada sem ninguém notar.
O Yahoo informou que notificou “usuários potencialmente afetados” a mudarem suas senhas, mas ainda não explicou a razão pela qual os usuários devem confiar na companhia a este ponto. E eles não são as únicas partes neste processo de confiança: como a companhia observou em um documento registrado na [Comissão de Títulos e Câmbio dos Estados Unidos], a Verizon pode mudar os termos da planejada fusão com a companhia ou deixar de lado a operação “como resultado dos incidentes de segurança relatados recentemente.”