Xurrasco: como o influencer mais falado do país driblou o bullying
Quem passeou pelo TikTok, Reels ou Twitter nas últimas semanas com certeza esbarrou em um influenciador digital com uma dancinha envolvente e um estilo diferenciado. Cabelo loiro no estilo surfista, aparelho nos dentes, óculos na cabeça e camiseta apertada. Essa é a receita que fez Xurrasco virar sensação da internet.
Cria de Bangu, zona oeste do Rio de Janeiro, Gabriel Luiz de Souza Andrade, de 17 anos, começou a chamar a atenção com suas coreografias no TikTok no ano passado. Além de vídeos solo, o adolescente também costuma gravar ao lado de amigos, a quem chama de Tropa do Xurrasco — e conta, ainda, com a participação de sua mãe.
– nome de usuários nas redes que faz referência ao código de área do Rio – viralizou na internet com vídeos de coreografias musicais, como a de “Lovezinho”, da cantora Treyce. No Instagram, o carioca acumula mais de 1,6 milhões de seguidores, além de ter mais 3 milhões de fãs no Tiktok. Mas porque como tudo isso começou?
Como Gabriel virou Xurrasco 021?
Fã de futebol e torcedor fanático do Flamengo, o jovem contou ao que “Xurrasco” surgiu durante uma partida na escolinha que frequentava. “Eu era pequenininho, estava jogando bola e sofri uma falta. Nessa que sofri a falta, do lado do campo tinha uma menina vendendo espetinho. Um torcedor chamado Robson começou a gritar ‘se você meter o gol, vou pagar o churrasco’. Nessa que eu fiz o gol, a torcida começou a gritar ‘churrasco, churrasco’. O apelido acabou pegando.”
Xurras – como também é conhecido – costuma jogar como zagueiro e, apesar de ser comparado ao atacante Roberto Firmino (pelo sorriso, é claro), tem como referência no esporte o defensor David Luiz, do Flamengo. Camisetas de times e seleções são vistas com frequência nos vídeos do influenciador, que ainda tem o sonho de jogar futebol profissionalmente.
E as dancinhas?
Xurrasco 021 começou a gravar seus vídeos com dancinhas para o TikTok em 2022, até viralizar com a canção “Lovezinho”, da cantora Treyce e se tornar onipresente nas redes sociais.
Uma curiosidade é que ele e a intérprete da canção estudaram juntos em uma escola em Bangu. Ainda na escola, o jovem sofria muito bullying por conta das danças e do seu cabelo — ele usa o mesmo penteado de cabelo desde criança. . Por isso, gravava seus vídeos no banheiro, escondido dos colegas.
“Me zoavam muito na escola. Então, eu gravava sempre dentro do banheiro. Quando cheguei a 1 milhão em um vídeo, comecei a me soltar mais, porque eu sabia que estava sendo visto pelos outros”, relembra. “Daí, comecei a gravar no pátio [da escola]. Quando cheguei a 700 mil seguidores, minha vida foi mudando. Eram muitas mensagens, ‘publi’ [contatos com marcas] chegando, fui me profissionalizando.”
e o xurrasco 021 que tem o mesmo cabelo desde criancinha — alecrim pensamentos (@alcrsk)
Com o sucesso, a fantasia de Xurrasco 021 foi a sensação do carnaval 2023:
eu vou assim pro carnaval — mel (@meltedvideos)
larissa foi de xurrasco na festa a fantasia eu vo morrer — Gabriela Araujo (@gabisteca2)
fiiih lancei a fantasia de XURRASCO pro carnavaaaal se fodaaaaaaa — gabriel (@SEDNAROL)
preparando minha fantasia de xurrasco 021 — eri johnson (@mateusalp)
Sábado vou gerar de fantasia do Xurrasco — Menina da T.i 🦋👩🏻💻 (@Arygriaa)//twitter.com/AlanScoober/status/16821248?s=20
Com o sucesso, diversos famosos se renderam a dança envolvente de Xurras, e famosos como L7nnon, Cleo e Chay Suede seguem o rapaz. O sucesso foi tão grande que quebrou barreiras e alcançou outros países chegando inclusive em Neymar. O astro do PSG é famoso por realizar comemorações inspiradas em fenômenos da internet, e não resistiu ao sucesso da coreografia de Xurrasco.
neymar fazendo a dancinha do xurrasco — thalita 𓊍 (@sweatzacky)
Ainda que tenha sua imagem super exposta na internet, o influencer não conta muito de sua vida pessoal nas postagens. Na maioria de seus vídeos, nem se escuta a voz de Xurras — as exceções são quando o jovem canta.
A marca registrada de Xurras é a “dança carrossel”, uma das muitas coreografias que ele grava com os amigos para as redes sociais. A lógica é que os participantes fiquem girando enquanto se apresentam. “Essa dancinha está muito ‘visualizada’. Para qualquer tipo de ritmo, seja pagode, funk, trap, rap. Você está dançando e começa a batida. Nessa batida, o pessoal começa a virar. Isso é para mostrar cada um no vídeo. É como se fosse a apresentação de cada pessoa”, explicou. Só vendo para entender.😍😍😍// Soltos