xCloud: um olhar incrível sobre a visão da Microsoft para o futuro dos jogos
Enquanto o Google já realizou dois eventos sobre o Stadia , sua grande aposta em jogos de streaming, a Microsoft tem sido um pouco mais discreta com o seu projeto de streaming de jogos, o xCloud. Ainda não sabemos muito sobre ele, mas no domingo (9) eu pude tocá-lo e vê-lo falhar.
O conceito por trás do xCloud não é novo. Os jogos são executados em um servidor na nuvem e transmitem um vídeo para o seu dispositivo. O streaming é tão simples que você nunca sente que o dispositivo em que está jogando está do outro lado do estado. Isso não é uma coisa fácil de fazer. A latência pode matar um jogo. Se você pressionar o botão de pular, mas o servidor não registrar esse salto em tempo, você não terá uma boa experiência com o jogo.Hellblade parece muito bom. Foto: Alex Cranz/Gizmodo
Então, o que os jogos transmitem para o servidor/Xbox? A Microsoft não divulgou suporte para iOS ou qualquer navegador, mas eu joguei o Halo e o Hellblade nos dispositivos Samsung S10 Plus conectados aos controladores do Xbox One. A Microsoft me disse que o xCloud atualmente funciona em dispositivos desde o Samsung Galaxy S7, mas pode ser executado em hardwares mais antigos também. Então, sabemos que o Android, pelo menos, é suportado.RIP meu stream. Foto: Alex Cranz/Gizmodo
Momentos antes, um representante da Microsoft me garantiu que os celulares estavam conectados a uma rede Wi-Fi à parte para evitar problemas. Grandes convenções são geralmente lugares com Wi-Fi instável. Eu contei 26 redes Wi-Fi diferentes operando em sua capacidade total na área de demonstração, e isso não inclui pessoas conectadas a seus celulares ou redes Wi-Fi não listadas. É muito ruído, e quando há muita interferência assim, o Wi-Fi tem dificuldade para se conectar, e as velocidades caem abruptamente.Mas com o xCloud tão dependente da internet, a demonstração também destacou o problema mais significativo que a Microsoft, o Google e todos os outros concorrentes enfrentam: a internet . Enquanto a internet representar um obstáculo, por quaisquer motivos, como um Wi-Fi ruim e congestionamento de rede, os jogos em nuvem serão uma incerteza. Talvez eu possa ser capaz de jogar Halo no meu celular em outubro, mas eu não vou poder levar o Halo comigo pra todo lado.