WWDC 2023: veja detalhes revelados pela Apple sobre o iOS 17
"Name drop", novas funções para o app "Mensagens", modo "Stand by", diário e mais. Veja o que há de novo no próximo sistema operacional do iPhone
A WWDC 2023, conferência mundial de desenvolvedores da Apple, trouxe uma série de novidades sobre o iOS 17. A atualização foi um dos destaques do evento do Apple Park, em Cupertino (EUA).
A Apple trouxe mudanças muito aguardadas em recursos, como FaceTime, Mensagens, Contatos e Telefone. A empresa da maçã deve testar novas ferramentas do sistema operacional nas próximas semanas. A previsão é que o iOS 17 chegue aos usuários no segundo semestre.
Novidades do iOS 17
A Apple anunciou que os usuários poderão enviar mensagens de voz em vídeo no FaceTime. Isso facilita na hora de deixar um recado para aquela pessoa com quem você tentou conversar mas ela não atendeu a ligação. Também será implementada uma funcionalidade que permite transcrever mensagens do correio de voz em tempo real.
Outra novidade é uma atualização na agenda de contatos, que vai oferecer mais possibilidades de customização. O recurso “poster” permitirá que os usuários escolham imagem e fontes personalizadas para cada contato, para aparecer na tela quando aquela determinada pessoa ligar.
O app Mensagens, mensageiro nativo do iPhone, vai permitir o compartilhamento de localização (algo que o WhatsApp já faz) e também passar a transcrever mensagens de áudio (função que o rival verdinho deve anunciar em breve). Já a função “check-in” vai avisar contatos que estão próximos a você de que você está em determinado lugar, facilitando encontros — inesperados ou não.
A função “Namedrop” também ganhou destaque. Agora, será possível usar o Airdrop para que dois usuários de iPhone compartilhem um contato entrei apenas aproximando os dois smartphones.
O corretor automático do iOS também promete ser mais responsivo, permitindo que você ajuste que tipo de correção quer fazer e quais “desvios de padrão” deseja deixar passar.
Já o “Modo Stand by” é uma tentativa de transformar o iPhone em uma espécie de central de casa inteligente — como você faz com a Alexa, por exemplo ou Google Assistente, por exemplo. Ao virar o smartphone na horizontal, será possível contar com uma série de widgets sendo atualizados com notificações. Entram aqui o clima e tempo, lembretes e anotações, por exemplo.
Outra grande novidade é o Journal, que chega no segundo semestre. A ideia tem pegada de diário e visa facilitar o acesso a usuários a recursos de anotações — uma forma para que fãs da Apple compartilhem seus pensamentos e sensações naquele dia.