Tecnologia
Windows 11: “Ctrl C” + “Ctrl V” vão ficar muito mais inteligentes com IA; entenda
Em parceria com a OpenAI, Microsoft libera API de colagem avançada para o Windows 11 que inclui recursos de inteligência artificial
Imagem: Windows/Unsplash/Reprodução
A Microsoft vai incluir um novo recurso no Windows 11 para implementar inteligência artificial (IA) na área de transferência dos comandos copiar e colar. Na prática, será possível copiar textos em um idioma e colá-los já traduzidos, por exemplo. Além disso, haverá outros truques integrados à sequência “Ctrl + C” e “Ctrl + V”.
Chamado Advanced Paste (colagem avançada, em português), o conjunto de ferramentas chega na versão 0.81 do PowerToys do Windows 11. O download é opcional e faz parte dos utilitários voltados para usuários avançados do sistema operacional.
Uma vez ativada, a colagem avançada fica disponível por meio de um comando exclusivo do teclado: Windows + Shift + V. Normalmente, essa sequência de botões permite colar textos sem formatação. Porém, com a implementação de IA, o número de opções aumenta.
A inteligência artificial permite colar os textos em diferentes formatos, incluindo sem formatação, markdown e JSON. Ao ativar a opção “Colar com IA”, também vai aparecer um campo para inserir prompts com instruções de tradução, resumo, reescrita, sintaxe, entre outras.
O recurso é oferecido pela OpenAI — responsável pelo ChatGPT —, que também fornece os modelos de linguagem grande (LLM, em inglês) do Copilot.
Apesar de ser bastante útil, a colagem avançada do Windows tem limitações para funcionar. É necessário não só adicionar uma chave de API da OpenAI no PowerToys, como também comprar créditos para a conta.
Vale mencionar que os créditos da API são diferentes dos usados por contas pagas do ChatGPT. Os preços de cada modelo estão disponíveis na .
IA no Windows 11 é o grande foco da Microsoft para 2024
A inteligência artificial é a grande aposta da Microsoft para 2024. Nesta semana, a empresa realiza o evento anual Microsoft Build 2024, com diversas novidades para seus produtos, principalmente, com foco no assistente de inteligência artificial Copilot.
Até então, a companhia já apresentou os Copilot+ PCs, que representam a visão da Microsoft para computadores embutidos com IA. Esses computadores serão mais rápidos que MacBooks com chip M3 e terão chips exclusivos.
Além disso, a Microsoft mostrou os próximos modelos dos computadores Surface, incluindo uma versão do Surface Pro com tela OLED. Para este ano, a empresa também pretende aumentar o investimento no Windows 11 baseado em Arm para fazer o sistema rodar em chips da Qualcomm.