Windows 10X vaza — e ele é a cara do Chrome OS
Uma nova e quase terminada versão do Windows 10X vazou na internet nesta semana e ofereceu ao público algumas indicações sobre as principais mudanças feitas pela Microsoft na variação de seu sistema operacional para notebooks, que promete ser uma reformulação do Windows 10, projetado para dispositivos de tela dupla, como o Surface Neo. A interface parece muito semelhante ao do Chrome OS para os Chromebooks, o que despertou ainda mais a curiosidade para saber mais informações a seu respeito.
Com adiamento na data de lançamento, a empresa já havia indicado no ano passado que o Windows 10X seria remodelado para dispositivos de tela única, como os notebooks. Ele não terá uma atualização que possa ser adquirida livremente no varejo ou no próprio site da responsável pelo software. De acordo com as informações divulgadas, será distribuído somente com um hardware novo e para empresas parceiras para controlar melhor o seu empenho junto dos componentes da fabricante autorizada.
É neste ponto que surgem as principais comparações com o Chrome OS, especialmente nas áreas de ajustes rápidos e verificação de todas as notificações enviadas pelos aplicativos instalados. Inclusive, para melhorar as funcionalidades de aplicativos nativos, é possível instalar o Progressive Web Apps (PWAs) a partir do navegador Chromium Edge e fixá-lo na barra de tarefas, que está mais simplificada.
Alguns ícones importantes foram realocados na bandeja do sistema no canto inferior direito, revelando ao clicar no local que indica a hora, configurações rápidas como botão de ligar/desligar, habilitação da VPN, compartilhamento de telas, gerenciamento do volume, além de acesso as notificações e um widget atualizado para controlar a reprodução de mídia.Ainda não existe uma previsão de lançamento do Windows 10X. Fica evidente a clara tentativa de bater de frente com o Chromebooks, principalmente após a Microsoft tentar por anos emplacar o Windows 10S como uma alternativa/concorrente.
[]