Tem certas pessoas que não calam a boca no WhatsApp. São aquelas que fazem seu smartphone tocar e vibrar o tempo todo, mas que – por um motivo ou outro – você não pode remover. Agora, você pode enfim silenciá-las.
A novidade está disponível desde 2015 para Android e iOS.
Como silenciar contatos no WhatsApp no Android
No Android, há duas formas de acessar as novas opções: toque e segure o nome do contato e, depois disso, você verá alguns ícones no topo do aplicativo. Um desses ícones mostra a imagem de um alto-falante silenciado, toque nele e defina a duração do Silenciar.
A outra forma é abrindo uma conversa e indo até Menu > Ver contato.
Lá, você verá o botão “Silenciar”. Você pode silenciar contatos por oito horas, uma semana ou um ano; e decidir se o app deve exibir notificações ou não. Isso funciona da mesma forma que nos grupos do WhatsApp.
Também há a opção “Notificações personalizadas”. Nela, você pode escolher o som, tipo de vibração, e até a luz LED (se seu smartphone tiver) para cada contato.
Há também um novo recurso de “Marcar como não lido”. Basta tocar e segurar em um contato e escolher essa opção: vai aparecer um círculo verde no lado direito.
Vale lembrar que isso não desfaz o tique duplo azul: ou seja, seu contato saberá que você visualizou a mensagem, mesmo se marcá-la como não lida depois. No entanto, isso pode ser útil para uma mensagem que você visualizou, mas que ainda precisará da sua atenção.
Sobre a função silenciar, a pessoa não vai saber que você ativou essa opção para o contato dela.
Como silenciar contatos no WhatsApp no iPhone
No iPhone, também existem duas formas de silenciar grupos ou contatos. A mais fácil é deslizar da esquerda para a direita sobre uma conversa. Fazendo isso, você verá a opção “Mais”. Toque nela e sem seguida escolha “Silenciar”. Aí é só escolher se quer manter a opção ativa por oito horas, uma semana ou um ano.
A outra maneira é entrando na conversa, tocando sobre o nome do seu contato e selecionando a opção “Silenciar”. Depois, é só escolher a duração que você prefere.
[]