O WhatsApp ficou entre os assuntos mais comentados no X/Twitter na manhã desta quinta-feira (18) após alguns usuários do iOS notarem uma mudança súbita na cor do app — para o verde. Esta alteração é resultado de uma atualização recente que, na prática, só muda mesmo a parte visual do aplicativo.
A mudança polêmica acontece na cor de destaque do app que, desde que foi disponibilizado na plataforma móvel da Apple, era azul. No entanto, desde o final do ano passado, o mensageiro da Meta vem testando uma nova versão onde notificações de mensagem, botões e chaves de alternância aparecem na cor verde.
Já no Android, a mudança no tom da cor pode passar despercebida, pois o visual já era antes predominantemente verde.
Pelas reações nas redes sociais, boa parte dos usuários não ficou satisfeita com a novidade. Alguns internautas saudosos do visual anterior ainda destacaram que a mudança da Meta deixou o app menos “atraente”.
Aliás, na plataforma de Elon Musk, a atualização do WhatsApp se tornou objeto de piadas e uma série de . Confira a seguir:
meu deus cada vez que eu abro o whatsapp ele consegue ficar mais feio QUE COR É ESSA
— yeo ⚔ (@jaehxnisz)
alguém me explica pq o whatsapp ficou horroroso do nada
— reri (@raposum)
O Whatsapp atualizou e foi de uma cor verde bonita pra um verde horrendo. O que aconteceu??
Foi disso pra isso
— Wellington Oliveira (@well_author)
Atualização visual
O novo tema verde do WhatsApp começou a aparecer para os primeiros usuários brasileiros em fevereiro deste ano e já causando estranheza. Na ocasião, muitas pessoas para a novidade e reclamaram da medida da plataforma, mas parece que as críticas não surtiram efeito. Agora, aparentemente a Meta liberou a atualização gradativamente para um número maior de usuários.
A mudança de cor era algo natural a se fazer, já que a identidade visual do aplicativo nas versões Android e Web é predominantemente verde. Apenas a versão para iOS destoava um pouco da concepção inicial da plataforma, que é a preferida para comunicação em território brasileiro.
No entanto, a recepção está sendo majoritariamente negativa e, levando em consideração o histórico do WhatsApp de agir atendendo o feedback do público. Isto pode fazer a empresa recuar e, quem sabe, retornar ao tema predominantemente azul — ou permitir que os usuários alternem entre os temas de acordo com sua preferência.