O WhatsApp estreou diversas funções ao longo de 2023. No ano passado, o app liberou a edição de mensagens e o envio de imagens e vídeos em qualidade alta. Para 2024, a Meta já está preparando alguns recursos que podem mudar como se usa o mensageiro.
Nas linhas a seguir, o Giz Brasil lista as atualizações do WhatsApp que podem chegar em 2024, como a função de nomes de usuário. Vale mencionar que os recursos abaixo apareceram no WABetaInfo e devem chegar primeiro à versão beta do aplicativo para Android e iPhone (iOS).
Nomes de usuário como no Telegram
Assim como no Telegram, o WhatsApp terá nomes de usuário. Além do número de telefone, quem tiver uma conta no aplicativo vai poder escolher um arroba para ser identificado — no clássico formato “@nomedeusuário”.
A função está em desenvolvimento e deve chegar primeiro ao WhatsApp Web, segundo informações compartilhadas pelo WABetaInfo. Esse recurso traz uma camada adicional de segurança, ao permitir a comunicação entre pessoas, sem exibir o número do telefone.
Pelo que parece, o WhatsApp vai deixar mudar o nome de usuário a qualquer momento, sem limites.
Compartilhamento de músicas em videochamadas
O WhatsApp está testando a função de tocar músicas em chamadas de vídeo, por meio do compartilhamento de tela. Com isso, o aplicativo deve permitir mostrar não só imagens, como também áudios a outras pessoas.
Segundo o , o recurso está em desenvolvido no WhatsApp beta para iOS e Android, e pode chegar ainda em 2024.
Vale mencionar que a função permite compartilhar qualquer áudio durante chamadas de vídeo. Assim, será preciso tomar cuidado com que tipo de conteúdo estiver tocando em segundo plano. Por outro lado, vai ficar mais fácil de assistir a vídeos com amigos em tempo real, por exemplo.
Mostrar status no Instagram
A Meta quer integrar o WhatsApp ao Instagram, permitindo que usuários publiquem os status do mensageiro como stories na rede social. Essa integração existe entre Instagram e Facebook, e, pelo visto, vai chegar também ao aplicativo de mensagens em 2024.
O WABetaInfo encontrou a função em uma build do WhatsApp beta para Android. Embaixo dos status, é possível ver um atalho para compartilhar o status no Instagram e no Facebook.
Além disso, sempre que alguém postar um status, o aplicativo também vai dar a opção de compartilhar o conteúdo direto no Instagram. Por enquanto, o recurso está em desenvolvimento.
Integração com Telegram e outros apps
Para se adequar a leis europeias, o WhatsApp está desenvolvendo um novo recurso de integração com Telegram e outros apps de mensagens.
Em uma das versões de teste do aplicativo, o WABetaInfo descobriu uma nova tela chamada “Third-party chats”, ou seja, “chats de outros aplicativos”. Segundo o site, isso sugere que, em breve, o WhatsApp poderá se conectar com diferentes apps mensageiros, como o Telegram.
📝 WhatsApp beta for Android 2.23.19.8: what's new?
WhatsApp is working on complying with new EU regulations by developing support for chat interoperability, and it will be available in a future update of the app!
— WABetaInfo (@WABetaInfo)
Esse recurso começou a ser desenvolvido logo após a Comissão Europeia determinar que a Meta é um “gatekeeper”, impedindo o crescimento de concorrentes menores, com base na Lei de Mercados Digitais (DMA).
Figurinhas geradas por IA
O WhatsApp está testando um novo recurso para criar e compartilhar figurinhas geradas por inteligência artificial (IA).
A ideia é permitir aos usuários gerarem adesivos com base em descrição de texto. Isso acontece de forma semelhante nos modelos de IA DALL-E, da Midjoureny ou da OpenAI, por exemplo.
Como descoberto pelo WABetaInfo, ao abrir o teclado na guia de adesivos e clicar no botão “Criar”, uma solicitação pede uma descrição para gerar um adesivo.