Webtoon: conheça o site de HQ por trás das séries coreanas da Netflix
Com sucessos como “Round 6”, o catálogo da Netflix têm ajudado a popularizar as séries coreanas pelo mundo. Mas isso não significa que elas surgem diretamente das mentes dos roteiristas da plataforma.
Programas como “All Of Us Are Dead”, “Hellbound” e “Black Knight“, por exemplo, são adaptações retiradas do site parceiro Webtoon, online da Coreia do Sul.
Produções norte-americanas no Webtoon
Apesar do número de shows coreanos vindos do Webtoon, engana-se quem pensa que produções norte-americanas também não saem de lá. Isso porque, em 2021, Junkoo e sua empresa adquiriram o Wattpad, aplicativo de compartilhamento de histórias.O endereço é popular, sobretudo entre os escritores e leitores de fanfics, histórias fictícias escritas por fãs de músicos, filmes, séries e livros. Algumas delas, aliás, ganharam seus próprios livros, como é o caso das obras que inspiraram a série de filmes “After”. Outro exemplo é “A Barraca do Beijo”, que ganhou três longa-metragens da Netflix.
Em entrevista ao , Junkoo revelou que, apesar do boom de produções coreanas, os próximos sucessos do Webtoon devem vir dos EUA. Segundo ele, a plataforma já tem projetos e contratos com parceiros do país, baseadas em histórias de criadores norte-americanos.
“A Coreia foi mais acessível para nós porque tinha mais conteúdo de criadores locais e, por isso, a adaptação ocorreu em maior número”, disse. “Mas considerando a velocidade de desenvolvimento das histórias que acontecem nos EUA, o número de adaptações vai aumentar naturalmente e mega hits vão surgir”.
Além de adaptações saídas da plataforma sul-coreana, o contrário também acontece. Em abril, o Webtoon anunciou que a franquia “Assassin’s Creed” vai ganhar uma versão no formato da plataforma. Isso signiica que o quadrinho “Assassin’s Creed: Forgotten Temple” vai seguir Edward Kenway após os eventos de “Assassin’s Creed IV: Black Flag”.