Wall-E da vida real: astronautas terão robô compactador de lixo na ISS
Em breve, os astronautas da ISS (Estação Espacial Internacional) vão ganhar um robô compactador de lixo que, sim, é como se fosse uma versão real do personagem Wall-E, do filme da Pixar de mesmo nome.
O compactador, da empresa Sierra Space, se chama TCPS, sigla para Sistema de Compactação e Tratamento de Lixo. Na última quarta-feira (16), a empresa que o equipamento estará pronto para uso dos astronautas da ISS no final de 2026.O robô compactador chegará à ISS em uma missão de reabastecimento da NASA e será testado em órbita.
Os testes, assim como muitos outros realizados na estação, vão consistir em como o compactador lida com o problema de lixo em eventuais missões tripuladas para a Lua, quando o descarte de lixo será um problema ainda maior.Atualmente, a NASA e outros parceiros da ISS podem descartar o lixo da ISS em uma nave de carga e incinerá-lo aqui na Terra. No entanto, essa solução não é a ideal para lugares mais distantes no espaço.
Por isso, o robô compactador de lixo se alia às estratégias de reutilização e reaproveitamento da NASA para reduzir o impacto do lixo despejado por humanos no espaço.
“Viagens espaciais de longo prazo precisam do uso eficiente de cada grama de material e cada peça de equipamento. Portanto, o descarte de lixo eficiente, sustentável e inovador é essencial para o sucesso de missões tripuladas”, afirmou Tom Vice, CEO da Sierra Space.Wall-E real pode embarcar nas missões Artemis após período na ISS
O robô compactador de lixo é um trabalho que a Space desenvolve desde 2019, mas não aparenta se inspirar no protagonista do filme “Wall-E”, embora seu objetivo seja similar: recolher lixo e transformá-lo em pilhas de uso seguro para reaproveitamento.
Esse reaproveitamento de lixo, por exemplo, pode servir para reforçar o escudo de uma nave contra a radiação no espaço. Além disso, o sistema pode extrair quase toda a água presente no lixo para reciclagem.
O TCPS é mais um projeto da NASA para implementar tecnologias de reciclagem no programa Artemis. No entanto, o robô chegará à ISS na mesma época da missão Artemis 3, a primeira com astronautas na Lua.
Desse modo, é possível que o “Wall-E da vida real” acompanhe os astronautas nas missões posteriores do programa Artemis, incluindo na futura estação espacial Gateway.