Ciência
Vulcão gigante em Marte é revelado por cientistas
Descoberta de vulcão em Marte não é apenas marco para a ciência planetária, mas também um ponto de interesse para futuras missões de exploração
Imagem: SETI/Reprodução
Astrônomos descobriram um vulcão gigante, batizado “Noctis Mons”, que se estende por 450 km em Marte. A estrutura, localizada na região vulcânica de Tharsis, foi identificada graças a uma análise detalhada da geologia da área.
O “Noctis Mons” alcança 9.022 metros, e estava escondido entre o Noctis Labyrinthus e os cânions de Valles Marineris. O grupo envolvido na pesquisa anunciou a descoberta na 55ª Conferência de Ciência Lunar e Planetária, que acontece até esta sexta-feira (15) no Texas (EUA).“Estávamos examinando a geologia de uma área onde encontramos restos de uma geleira, quando percebemos que estávamos dentro de um vulcão enorme e profundamente erodido”, em um comunicado o pesquisador Pascal Lee, que liderou o .
O que a descoberta revela sobre Marte
A estrutura, de acordo com os pesquisadores do Instituto SETI, sugere que Marte possui uma história geológica e climática mais complexa do que se sabia anteriormente. Os cientistas encontraram evidências de gelo glacial perto da base, indicando que Marte pode ter tido atividade geológica e climática significativa no passado.“Esta área de Marte é conhecida por ter uma grande variedade de minerais hidratados que abrangem um longo período da história marciana. Há muito se suspeitava de um cenário vulcânico para esses minerais. Portanto, pode não ser muito surpreendente encontrar um vulcão aqui”, explicou Sourabh Shubham, co-autor do estudo.
Além disso, a presença desses minerais na região sugere que Marte teve um ambiente vulcânico ativo, que pode fornecer pistas valiosas sobre a evolução do planeta. Dessa forma, o “Noctis Mons” é uma prova da atividade vulcânica que pode ter contribuído para a formação de habitats potenciais para vida extraterrestre.
A descoberta do vulcão em Marte não é apenas um marco para a ciência planetária, mas também um ponto de interesse para futuras missões de exploração. A possibilidade de encontrar água na forma de gelo torna a região ainda mais atraente para possíveis colônias fora da Terra no futuro.