Apesar de ter lançado o Vision Pro há poucas semanas, a Apple já tem planos ambiciosos para o headset de realidade mista: integrá-lo em um futuro veículo inteligente.
Segundo informações do site , a maçã registrou diversas patentes no US Patent and Trademark Office (USPTO) para criar, no futuro, tecnologias que integram os óculos com um carro que dirige sozinho — o projeto Titan.
A patente (número 20240051391), por exemplo, se trata de um sistema de controle de direção adaptativo que pode ajustar a velocidade de um veículo automaticamente, com base na rapidez e proximidade do carro à frente do motorista.
No documento, a Apple explica que o sistema operacional de um carro autônomo pode ser controlado por “um dispositivo vestível pelo usuário, como um headset”.
Projeto Titan existe desde 2014
Não é segredo a Apple estar trabalhando em seu próprio carro que dirige sozinho. O projeto Titan existe pelo menos desde 2014 e, segundo informações do , centenas de pessoas trabalham na criação de um veículo elétrico.
Apesar do projeto Titan não ser novo, a ideia de integrar o Vision Pro ao carro é inédita. Considerando o padrão da Apple de unificar seus dispositivos em um único ecossistema, a ideia passa a fazer bastante sentido.
A patente da Apple também propõe que o veículo possa ter diferentes tipos de sensores e sistemas, incluindo touchpads e trackpads, geradores de retorno tátil e telas para videochamadas. Ao que parece, a empresa quer transformar o carro do futuro em um verdadeiro computador móvel.
Por meio do documento, a maçã ainda explicou que o veículo pode ser controlado por meio de gestos, graças à câmeras que captam os movimentos do motorista. Em outras palavras, a empresa pode substituir totalmente o painel do carro pelo conjunto do Vision Pro.
Vision Pro ainda divide opiniões
Vale destacar que a ideia, por enquanto, é somente uma patente e pode não se tornar realidade. Para prosseguir com o plano, a Apple deve lidar primeiro com o ceticismo dos governantes em relação ao Vision Pro.
Atualmente, o headset de realidade mista tem dividido opiniões. Há, por exemplo, usuários devolvendo os aparelhos e vídeos de pessoas usando o produto de maneiras inusitadas (e perigosas).
É importante destacar também que o projeto Titan tem sofrido com adiamentos e redução de mão de obra ao longo dos anos. Caso a patente se torne um produto real um dia, é possível a Apple mudar completamente como dirigimos. Enquanto isso não acontece, resta esperar.