Vídeo mostra momento raro de lula carregando centenas de ovos; confira
Muito se fala sobre o cuidado das leoas com seus filhotes. Porém, outras espécies são capazes de literalmente dar a vida pelos pequenos. Uma situação do tipo envolvendo uma lula e seus ovos foi registrada por pesquisadores do Monterey Bay Aquarium Research Institute (MBARI), na Califórnia (EUA).
No vídeo, é possível ver uma lula fêmea da espécie Bathyteuthis berryi carregando cordões gelatinosos com centenas de ovos. A primeira e última vez que cientistas relataram o comportamento foi , também na Baía de Monterey. Confira:
As imagens foram captadas por um veículo operado remotamente (ROV) denominado Doc Ricketts. Ele estava a quase 1,4 km de profundidade quando detectou a mãe lula com seus ovos.
A Bathyteuthis berryi se alimenta principalmente de krill e pode ser encontrada em todas as partes do mundo. É um animal pequeno, com seu manto (parte principal do corpo) atingindo cerca de 7 centímetros.
A maioria das lulas deposita seus ovos no fundo do oceano ou os libera dentro de uma massa gelatinosa que flutua mar adentro. Há apenas três espécies do animal que chocam os ovos, provavelmente para evitar que eles sejam predados e garantir a sobrevivência dos filhotes.
O comportamento apresenta riscos, afinal, fica mais difícil para a fêmea se alimentar ou fugir de predadores. De toda forma, as lulas adotam a estratégia reprodutiva da semelparidade, ou seja, elas se reproduzem apenas uma vez na vida antes de morrer. Sendo assim, sacrificar-se pela ninhada parece uma opção plausível para a espécie.