Já se viu de tudo do trabalho dos enviados ao espaço. Desta vez, porém, astronautas chineses, que estão na nave Shenzhou 16 desde maio deste ano, mostraram uma faxina em plena estação espacial de Tiangong, com direito até a aspirador de pó.
Para manter o local limpo e em ordem, o comandante da missão Jing Haipeng e os astronautas Zhu Yangzhu e Gui Haichao lançaram um vídeo mostrando o processo de limpeza da estação espacial, publicado pela TV estatal da China.
Nas imagens, os astronautas limpam o módulo principal da estação espacial, organizando uma série de containers que atrapalhavam a circulação no espaço.
O conteúdo também exibe a equipe dando um trato no módulo experimental Mengtian. Em seguida, iniciam uma extensa limpeza no módulo Wentiam, usando, até mesmo, aspiradores de pó. Confira o vídeo:
Por que tem que fazer faxina?
A limpeza ocorreu por motivos de manutenção de estações espaciais, que precisam de ar reciclado, o que demanda uma ótima ventilação e mecanismos para expulsar o dióxido de carbono.
Portanto, manter esses equipamentos limpos é crucial para a a segurança das operações da estação espacial chinesa, bem como para a Estação Espacial Internacional.
Além disso, faxinas regulares também ajudam a controlar o perigo da formação de colônias de bactérias.
No entanto, os astronautas chineses da tripulação da Shenzhou 16 não fazem só faxina no espaço. A equipe também realiza experimentos diversos e fizeram a primeira .
A missão também é notável por ser a primeira da China a enviar um civil ao espaço, o professor Gui Haichao, da Universidade Beihang, em Pequim.
Agora, os astronautas que fizeram a faxina devem voltar a terra em breve, pois a missão da Shenzhou 16 se aproxima ao fim após cinco meses no espaço.
A tripulação ainda vai receber a equipe da Shenzhou 17. Após isso, os astronautas devem deixar a estação espacial de Tiangong em novembro.