Ciência
Vídeo da NASA simula o eclipse “anel de fogo” que acontece em outubro
Fenômeno será mais visível na costa dos EUA. A agência espacial, porém, vai transmitir o fenômeno nas suas redes sociais
O mês de outubro está sendo muito aguardado pelos fãs de astronomia. Afinal, dia 14 acontece um eclipse anular do sol. Para dar um gostinho de como vai ser, a NASA publicou um vídeo simulando o eclipse “anel de fogo”.
A publicação da foi para anunciar de que a agência espacial vai transmitir o fenômeno nas suas redes sociais. Além disso, quem poderá ver melhor o eclipse é quem está desde a costa do Oregon, até o Golfo do México, no Texas, ambos nos EUA.
Apesar disso, todos os demais locais na América do Norte – bem como na América Central e do Sul, como no Brasil – verão um eclipse solar parcial de graus variados. Na última vez em que ele ocorreu, em 2021, foi registrado apenas na região do Ártico.
Entenda o eclipse
Também conhecido como “anel de fogo”, o fenômeno raro acontece quando a Terra, o Sol e a Lua se alinham, da mesma forma que no eclipse total. Mas em algumas ocasiões, o satélite natural pode estar mais distante para cobrir completamente o disco solar.
Em resumo, a borda do Sol fica parcialmente visível para qualquer pessoa na superfície terrestre dentro do caminho percorrido pelo astro, ganhando a aparência de um anel de luz no céu diurno. Vem daí o outro nome dado ao fenômeno, que não chega a transformar o dia em noite.