Fotos de galáxias distantes e outros objetos espaciais a muitos anos-luz da Terra são sempre impressionantes. Porém, não dá pra esquecer da magnitude de pedaços do Universo que estão bastante próximas de nós, humanos — como o Sol, por exemplo. Existem diversas sondas ao redor do estrelão garantindo que os cientistas acompanhem de perto tudo que há de novo sobre ele.
É o caso do Solar Dynamics Observatory (SDO), lançado em 2010. Ele captura por dia cerca de , ajudando os pesquisadores a compreenderem detalhes sobre o campo magnético e sua coroa quente.
Agora, o Goddard Space Flight Center, da NASA, divulgou um vídeo de uma hora que acompanha o Sol por 133 dias. As imagens foram obtidas pelo SDO entre agosto e dezembro de 2022. Confira:
No vídeo, é possível ver o comportamento do plasma na superfície do Sol. Em alguns momentos ele sobe e depois se reconecta a estrela, enquanto em outros é ejetado para o espaço.
O SDO não é o único satélite a acompanhar o Sol. Também estão nessa missão o SOHO (Observatório Solar e Heliosférico), lançado pela ESA em 1995, o Parker Solar Probe, enviado pela NASA em 2018, e o Solar Orbiter, enviado também pela ESA em 2020.
Esse último tem como objetivo obter as imagens mais próximas do Sol e estudar as regiões polares da estrela. Basta esperar pelos próximos cliques do estrelão.