“Chá de revelação” com explosivos dá ruim e começa incêndio florestal devastador dos EUA
Em abril de 2017, um patrulheiro do estado americano do Arizona usou uma arma de fogo para detonar explosivos durante um “chá de revelação”. Ele acabou provocando um incêndio que se espalhou por 190 quilômetros quadrados e causou US$ 8.2 milhões em danos. Dennis Dickey, o patrulheiro, se declarou culpado no início deste ano e recebeu uma sentença de cinco anos de liberdade condicional e uma ordem para pagar US$ 220.000 em restituição. Agora, , temos imagens do momento exato em que ele percebeu que sua ideia tinha dado muito errado.
• Briga política entre estranhos no Facebook acaba em tiro na bunda na Flórida
• Um incêndio na Irlanda revelou uma mensagem da Segunda Guerra Mundial
O vídeo de 49 segundos, gravado em 23 de abril de 2017, mostra o início do incêndio em um gramado amarelo próximo a árvores de algaroba. O alvo de explosivos estava em terras de propriedade do estado próximas da Montanha Santa Rita. Perto do fim do vídeo, dá para ouvir uma voz masculina dizendo “peguem suas coisas!” duas vezes. O Arizona Daily Star obteve o vídeo do Serviço Florestal dos EUA através da Lei de Liberdade de Informação (FOIA, na sigla em inglês). O serviço, que liderou a investigação sobre a origem do incêndio, censurou as pessoas mostradas no vídeo. Em uma carta à equipe de reportagem do Star, Tracy Perry, chefe do Serviço Florestal, citou duas exceções à FOIA que permitem a retenção de informações para proteger a privacidade das pessoas. Perry é o Diretor de Legislação e Investigações do serviço.Segundo uma , Dickey disse ter prontamente reportado o incêndio às autoridades e admitido que ele havia sido o responsável pelo fogo, dizendo que foi um “completo acidente”. Ele acrescentou: “Eu me sinto absolutamente horrível sobre isso. Foi provavelmente um dos piores dias da minha vida.”
Jack Crosbie da Splinter contribuiu com reportagem adicional (e insights sobre o uso de armas de fogo e Tannerite para explodir coisas) para este artigo.