Veja no “mapa do foguete” onde estão as 66 plataformas de lançamento no mundo
No total, são 66 locais indicados, incluindo as tradicionais plataformas de lançamentos espaciais, como o Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão – de onde partiu o primeiro satélite da história, o Sputnik 1 –; assim como o Cabo Canaveral, nos EUA — palco da decolagem dos foguetes do programa Apollo em direção à Lua.
A imagem também mostra locais onde são lançados veículos suborbitais, assim como locais de teste de mísseis balísticos. Também há indicações de onde se propõe a construção de novos centros de lançamentos, mas não inclui bases móveis – como os navios drones usados pela SpaceX.
O infográfico, claro, também indica a posição das duas bases de lançamentos no Brasil — a do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno, no Rio Grande do Norte, onde são lançados foguetes suborbitais; e o Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão, onde também se espera um dia lançar foguetes para implantar cargas em órbita.
O mapa com as plataformas de lançamento ao redor do mundo pode ser visto abaixo. Para ver em melhor resolução,Conforme apontou o site Visual Capital, outra curiosidade é que . Desde 1968, os lançamentos da Agência Espacial Europeia (ESA), por exemplo, são feitos a partir da Guiana Francesa, que faz fronteira com o Brasil.
Além disso, é comum que os principais locais de decolagem de foguetes sejam instalados em áreas costeiras, ilhas ou mesmo em regiões isoladas. A explicação é que, caso ocorra alguma falha ou explosão de foguetes, detritos não caiam sobre regiões povoadas. Outro motivo é para que os primeiros estágios dos foguetes sejam descartados em segurança em mar aberto.