A OpenAI na terça-feira (25) que agora usuários poderão escolher se querem, ou não, excluir o histórico de conversas no ChatGPT. Ao desativar a opção, a organização também deixa de usar os dados para treinar a IA (inteligência artificial).
“Esses controles, que estão sendo implementados para todos os usuários a partir de hoje, podem ser encontrados nas configurações do ChatGPT e alterados a qualquer momento”, diz o comunicado.
Se o usuário optar por excluir o histórico, a OpenAI vai reter as conversas no ChatGPT por 30 dias a fim de revisá-las para monitorar abusos. Depois, o sistema exclui o histórico completo permanentemente.
A decisão vem na esteira de uma série de instituições que baniram o ChatGPT de seus locais de trabalho. Elas levantam preocupações de que o bot poderia receber treinamento com informações confidenciais e, assim, causar vazamentos.
Faz sentido. Uma da empresa de proteção de dados Cyberhaven aponta que até 11% dos dados que funcionários de empresas incluem no chatbot são confidenciais.
No mesmo comunicado, a OpenAI disse que trabalha em uma nova assinatura do ChatGPT Business. O objetivo é oferecer “mais controle” sobre dados profissionais e aumentar a capacidade de gerenciamento das empresas sobre os usuários.
“O ChatGPT Business seguirá as políticas de uso de dados de nossa API, o que significa que os dados dos usuários finais não serão usados para treinar nossos modelos por padrão”, diz a nota. O objetivo é lançar o novo recurso nos próximos meses.
Como desativar o histórico do ChatGPT
No , faça login em sua conta e acesse a página inicial do sistema. Siga o passo a passo:
- Clique sobre o seu nome, no canto inferior esquerdo
- Vá em “Configurações”
- Acesse “Controle de dados”
- Desative o botão “Histórico de chat e treinamento”
- Ao fechar a janela, deverá aparecer um aviso no lado esquerdo que confirma que o histórico do bate-papo está desativado.
- É possível reativar o histórico a qualquer momento.