“Sandman”, de Neil Gaiman, é um dos quadrinhos mais aclamados de todos os tempos. A série original teve 75 edições entre 1989 e 1996, desembarcou na lista de mais vendidos do “New York Times” e ainda hoje é considerada como uma das maiores obras já publicadas.
A série da DC Comics segue o personagem Morpheus, o Senhor dos Sonhos, enquanto ele é capturado por mortais no Mundo Desperto. Uma vez que ele está livre, ele retorna ao seu reino, mas percebe que muita coisa mudou desde que ele se foi. Através de suas jornadas, ele conhece novos rostos e lida com seus irmãos perpétuos, que são: Morte, Destino, Desejo, Destruição, Delírio e Desespero.
Agora, Gaiman está no comando de uma adaptação em live-action da HQ. A Netflix comprou os direitos em 2019 e começou a trabalhar em sua série de 10 episódios. Depois de muita espera, finalmente a série chega ao streamer nesta sexta-feira, 5 de agosto.
E para quem deseja entender toda a trama antes do lançamento na Netflix, abaixo mostramos um . Confira!
“Sandman”: ordem de leitura
Toda a trama da série da Netflix, que tem 10 episódios na 1ª temporada, se baseia nas histórias dos quadrinhos “Prelúdios e Noturnos”, que conta com as primeiras oito edições de “Sandman”.
Originalmente, a série contou com 75 histórias, divididas em 13 arcos. Para quem quer conhecer a história do personagem, essas são as histórias fundamentais, e a melhor opção é seguir esta sequência:
- Sandman: Prelúdios e Noturnos (01 a 08)
- Sandman: A Casa de Bonecas (09 a 16)
- Sandman: Terra dos Sonhos (17 a 20)
- Sandman: Estação das Brumas (21 a 28)
- Sandman: Espelhos Distantes (29 a 31 e 50)
- Sandman: Um Jogo de Você (32 a 37)
- Sandman: Convergência (38 a 40)
- Sandman: Vidas Breves (41 a 49)
- Sandman: Fim dos Mundos (51 a 56)
- Sandman: Entes Queridos (57 a 69)
- Sandman: Despertar (70 a 73)
- Sandman: Exílio (74)
- Sandman: A Tempestade (75)
“Sandman”: Além da cronologia
Após ter concluído as histórias principais, em 1996, Gaiman passou a se dedicar a outros livros. Porém, o autor nunca abandonou sonho, sempre publicando outras histórias paralelas à saga principal. Com isso, ele passou a publicar diversos spin-offs como “Sandman — Prelúdio”, graphic novel que se passa antes de “Prelúdios e Noturnos” e explica o que aconteceu para que Morfeus se deixasse ser preso.
Alguns desses spin-offs foram feitos por Neil Gaiman, o autor original da série. A maioria, porém, foram feitas por outros autores. Veja alguns:
O Sonhar
Um título mensal inspirado na obra “Sandman” de Neil Gaiman. O título foi publicado entre junho de 1996 e maio de 2001, rendendo 60 volumes, além de um volume especial chamado “Trial and Error” (“Tentativa e Erro, em tradução literal”). Essa tem o foco nos habitantes do “Sonhar”, a terra dos sonhos governada por Sonho dos Perpétuos, com raras aparições de Sonho. Se passa cronologicamente após o fim de Sandman.
Lúcifer
Uma série mensal desenhada por Mike Carey, iniciada em junho de 2000, e finalizada com 75 edições em junho de 2006. A história é focada em Lúcifer e se passa cronologicamente após os eventos do arco “Estação das Brumas”. Foi criada inicialmente como parte da coleção “Sandman Apresenta”, em três volumes, mas se tornou uma série independente após o quarto volume. Teve um encadernado publicado com os sete primeiros volumes em julho de 2012, pela editora Panini, mas a publicação não foi continuada.
Sandman: O Teatro do Mistério
Uma série mensal de autoria de Matt Wagner e Steven T. Seagle estrelando Wesley Dodds, o Sandman da Era de Ouro, em um cenário de filme antigo. A série apresenta o personagem durante suas aventuras nas décadas de 1930 e 1940. A produção foi publicada/revivida pelo selo Vertigo como resultado do sucesso da série de Neil Gaiman. Foi serializado entre 1993 e 1999, totalizando 70 volumes. Um encadernado com os quatro primeiros volumes foi publicado pela editora Panini em setembro de 2014.
Dead Boy Detectives
Um título mensal de autoria de Toby Litt e Mark Buckingham seguindo as aventuras de Charles Rowland e Edwin Paine, os “Garotos Mortos Detetives”, dois estudantes mortos que viajam o mundo resolvendo mistérios. Charlie e Edwin são originários do volume 25 da série Sandman, chamado de “Estação das Brumas: Capítulo 04”; os eventos dessa série se passam algum tempo depois dessa história. O título foi lançado em dezembro de 2013, e ainda está em publicação.
Outras histórias de Sandman
Já as minisséries e os especiais compreendem histórias únicas, como “The Girl Who Would Be Death”, lançada em 1999, que focou, ao longo de quatro volumes, a origem da personagem Morte e o grupo dos Perpétuos. A personagem, inclusive, foi a grande protagonista de outras histórias curtas publicadas durante os anos 1990.
Na categoria “Sandman Apresenta”, espécies de contos ilustrados também foram abordados, como um sobre Lúcifer, lançado entre março e maio de 1999. Nela, os autores Mike Carey e Scott Hampton trabalham com uma trama de investigação bastante empolgante para o Senhor do Inferno. No campo dos contos, 11 histórias foram publicadas.
A partir deste ponto, você pode seguir a ordem de sua preferência, pois as histórias irão apenas aprofundar personagens. “Em Sandman: Noites Sem Fim”, por exemplo, foram publicadas sete histórias, cada uma trazendo um dos perpétuos como protagonista.
Abaixo, segue a lista de edições para serem lidas e conhecer mais deste universo criado por Neil Gaiman.
- Sandman — Prelúdio (Vol. 1-4)
- Morte — Edição Definitiva
- Noites Sem Fim
- Os Caçadores de Sonhos — Livro ilustrado
- Os Caçadores de Sonhos — Quadrinhos
E, finalmente, existem cinco publicações que também utilizam personagens que aparecem na trama, mas cujas histórias não foram escritas por Neil Gaiman. Caso você já tenha terminado as obras acima, e queira um pouco mais, são boas opções para conhecer.
- Contos Fabulosos
- Os Pequenos Perpétuos (Vol. 1-2)
- As Fúrias
- Lúcifer: Diabo à Porta
- Destino