Vai chover muito? Veja como fica o clima no Brasil em dezembro
Como você já viu no Giz Brasil, o verão com o El Niño será de altas temperaturas — ainda que não tão quentes quanto nas últimas ondas de calor — e mudanças no padrão de chuvas. Agora, com a chegada de dezembro, a previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) já adianta que os brasileiros deverão se preparar para o calor em boa parte do país durante o mês.
Isso vale sobretudo para o leste da Região Norte e grande parte da Região Nordeste, onde as temperaturas médias podem superar os 28ºC. No oeste da região Sul, entretanto, dias consecutivos de chuva poderão suavizar o tempo, levando a números abaixo de 24°C.
Confira cinco dicas do Giz Brasil para evitar o mal estar causado pelo calor e saiba como proteger o seu celular das altas temperaturas.
Como ficam as chuvas em dezembro?
A mudança no padrão de chuvas este ano acontece devido ao El Niño, que altera a circulação de ventos sobre a América do Sul. Sendo assim, em vez de ocorrerem em grandes áreas de instabilidade e serem persistentes, as chuvas se tornarão mais irregulares.
Dezembro terá chuvas abaixo da média mensal em áreas da região Norte, como o oeste do Amazonas, o leste do Pará e o estado do Tocantins. Além disso, grande parte do Nordeste também deve esperar volumes inferiores a 200 milímetros. Enquanto isso, a parte leste da região continua em período de seca, como esperado, não deve ultrapassar os 100 mm.
Na Região Sul, as chuvas serão acima da média nos estados do Paraná e Santa Catarina, com volumes acima de 180 mm. Mas é no Centro-Oeste e no Sudeste, em grande parte das regiões, que os números serão ainda maiores, com chuvas mais regulares. Em áreas do Mato Grosso, Goiás, centro-sul de Minas Gerais, nordeste de São Paulo e sul do Rio de Janeiro, por exemplo, elas podem superar os 300 mm.
Há exceções, no entanto. Nos estados de Goiás, Minas Gerais e Espírito Santo, no Centro-Oeste e no Sudeste, as chuvas poderão ser abaixo da média e inferiores a 200 mm. Porém, choverá menos ainda no centro-sul do Rio Grande do Sul, perto ou levemente abaixo da média.