Urso malaio de zoológico chinês viraliza por parecer humano; veja
O Zoológico de Hangzhou, em Zhejiang, no leste da China, viralizou na internet com um vídeo que mostra um urso malaio fêmea, ou urso-do-sol, Angela, com trejeitos humanos. Na internet, pessoas sugeriram que o animal, que anda em pé, seria, na verdade, uma pessoa em uma fantasia. Os responsáveis negaram as acusações.
Um vídeo que circulou no site chinês Weibo mostra o urso em pé sobre uma rocha e olhando para fora de seu recinto. Usuários da rede apontaram a postura ereta do animal, bem como dobras de pelo soltos em sua parte traseira. Assista:A Chinese Zoo has attempted to convince visitors that this is a real bear. After this video went viral in China the zoo stated this was in fact a real sun bear. Real bear? Or man in costume? 🐻— Oli London (@OliLondonTV)
Além disso, segundo a , no passado, zoológicos chineses já tentaram passar cães como animais selvagens para os visitantes. Entretanto o Zoológico de Hangzhou garantiu em sua rede social e à imprensa local que Angela não é humana.
Urso malaio
De acordo com o fundador do centro de conservação BSBCC (Bornean Sun Bear Conservation Center) e biólogo da vida selvagem, Wong Siew Te, os ursos malaios são uma espécie muito esquecida”.
A espécie é a menor entre os ursos do mundo, atingindo até 70 centímetros de altura quando adulto e pesando entre 25 e 65 quilos. Eles são considerados vulneráveis pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) e são uma espécie protegida em países como a Malásia.
Segundo Wong, “a maioria das espécies de urso pode ficar de pé nas patas traseiras, mas os ursos do sol ficam no alto para alcançar terrenos mais altos para investigar seus arredores, então há um propósito para eles fazerem isso. “Os ursos-do-sol fêmeas até seguram seus filhotes com as duas mãos e andam em pé, muito humanos, então acho que é por isso que as pessoas se enganam”, disse.Ele ainda explica que a pele flácida do urso funciona como uma armadura de predadores, protegendo-os de mordidas e ferimentos profundos. Por fim, ele acrescenta que uma má alimentação também pode causar impacto na pele do animal. “Os ursos-do-sol geralmente são gordos e redondos. Quando as condições são ruins e a comida é escassa, a pele fica solta”, completa.