Designer brasileiro conta como surgiu a ideia de fazer um design minimalista para o jogo Uno
O Uno Minimalista tem um visual bem mais moderno e simples do que as cartas da versão clássica. Saem as bordas e as sombras, entram cartas com fundo todo de uma única cor neutra, fontes elegantes e ícones redesenhados. Nós já falamos um pouco sobre essa versão quando ela foi lançada nos EUA, e agora, com a chegada no Brasil, conversamos com o designer Warleson Oliveira por e-mail.
Imagem: Randel Urbauer/Mattel
“Como designer, eu gosto muito da estética minimalista, por conseguir entregar muito conceito se utilizando de poucos ornamentos”, explica Oliveira. Ele diz que queria criar um baralho mais artístico. “Durante as partidas entre amigos, me perguntava se seria possível um dia o jogo Uno ter uma versão mais moderna e conceitual.” O designer conta que a intenção era bem pessoal: um exercício para mostrar suas habilidades. “A princípio, era apenas um projeto para eu ter como , já que sou designer e sempre preciso desenvolver e criar novos projetos.” Ele também conta que, até então, nunca tinha se aventurado no design de brinquedos e jogos. “Apesar de ser trabalhoso e demandar muito tempo, eu adorei.”A Mattel, fabricante do Uno, também gostou da ideia, tanto que decidiu produzir e lançar o novo baralho. Ele chegou às lojas dos EUA no primeiro semestre de 2020 e só agora começa a desembarcar no varejo brasileiro. “Todo criador fica ansioso para ver sua criação, e com Uno Minimalista não foi diferente. Fiquei emocionado ao recebê-lo pronto para ser vendido”, conta Oliveira.
O Uno Minimalista já está disponível nas lojas . “Espero que, assim como eu, os antigos e novos fãs da marca aproveitem muito dessa versão criada por mim, com um design moderno e atual”, diz o designer.Esta página contém links de afiliados. Comprando por eles, você não paga nada a mais, e o Gizmodo Brasil ganha uma comissão da loja.