United não vê relação entre incidente no voo para SP e manutenção de Boeings 777
O Boeing 777-200 da United Airlines que perdeu peças logo depois de decolar no Aeroporto de Newark, nos EUA, na noite de quarta-feira (21), é do mesmo modelo de uma frota que saiu de serviço na semana passada para uma série de manutenções.
Uma reportagem de terça-feira (20) da mostrou que 25 aviões da companhia não passaram pelas inspeções exigidas nos painéis de ponta das asas.
A FAA (Administração Federal de Aviação dos EUA) informou que a companhia aérea divulgou o problema depois de uma auditoria interna. Na noite de terça, a United cancelou 18 voos para realizar as inspeções.
No mesmo dia, a empresa afirmou que já havia concluído o processo em 10 aeronaves. As demais seriam revisadas até 4 de outubro.
O Giz entrou em contato com a United Airlines para saber se o Boeing 777 que perdeu peças incandescentes pertencia ao grupo em manutenção da semana passada. A empresa negou. “Os dois episódios não estão relacionados”, disse, em comunicado.
Segundo a companhia, os clientes aterrissaram no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, no início da manhã de hoje. “A aeronave em questão está passando por manutenção”, disse a United.
Os Boeings 777-200 foram lançados no mercado em 1994. Em seu , a United informa que possui quatro versões da aeronave.
Assista ao vídeo
United Airlines Boeing 777-200 (N787UA, built 1996) emit a shower of sparks shortly after getting airborne on runway 22L at Newark-Intl AP (KEWR). Flight to Sao Paulo entered a holding pattern about 70 NM southwest of New York and returned to land safely.
— JACDEC (@JacdecNew)
Incidentes anteriores com o motor
Não seria o primeiro problema nos Boeings 777. Em maio, a FAA liberou o retorno ao serviço de 52 desses aviões equipados com motores Pratt & Whitney (PW) 4000.
Eles estavam parados desde fevereiro de 2021, quando um voo da United para Honolulu, no Havaí, sofreu uma falha no motor e despejou peças no ar. Os destroços quase atingiram uma casa em Denver, capital do estado americano do Colorado.
Otro susto de un
Caen sobre Denver escombros de motor de un en vuelo
La aeronave se dirigía de Denver a Honolulu con 241 personas a bordo, cuando una falla del motor obligó a los pilotos a regresar al aropuerto
No hubo heridos ni en el avión ni en tierra/cc
— DW Español (@dw_espanol)
O voo fez um pouso de emergência em Denver. Nenhum dos 231 passageiros ou 10 tripulantes a bordo ficaram feridos e o avião retornou em segurança ao aeroporto.
Em comunicado à Reuters, a United afirmou que as inspeções do painel de ponta da asa dos Boeings 777-200 não têm relação com o motor PW4000.
Mais tarde, a Japan Airlines e a All Nippon Airways anunciaram a troca de 22 aeronaves equipadas com esse motor. A Pratt & Whitney, empresa que desenvolve esses equipamentos, disse que apenas 10% dos mais de 1,6 mil Boeings 777 em circulação usam o motor do modelo PW4000.