Por causa de direitos autorais, Twitch troca música de show do Metallica na BlizzCon
Canal oficial da Twitch Gaming não tinha direitos autorais das músicas da banda e trocou por um som bem diferente.
O Metallica fez um show para a conferência anual de games da Blizzard, a . O evento foi online e teve transmissão em várias plataformas simultaneamente, mas quem tentou ver pela Twitch teve um problema inusitado: o som definitivamente não era do Metallica.
Como contado pelo , os espectadores em muitas plataformas, incluindo a Twitch da Blizzard e canais do YouTube, conseguiram curtir “For Whom The Bell Tolls”. No entanto, por alguma estranha razão, o canal oficial da Twitch, o Twitch Gaming, decidiu mudar totalmente a vibe logo após o início da música. Cortou o Metallica e o substituiu por… outra coisa.
É melhor você mesmo ouvir.
Agora, demorei um pouco para encontrar as palavras para descrever essa música que não é do Metallica. No início, parecia coisa de Natal. Então eu pensei que era meio angelical, mas não é bem isso. Um colega do Gizmodo inteligentemente sugeriu que parecia um remix da música do “Legend of Zelda”, o que definitivamente fazia mais sentido. Mas mesmo assim, não é meio estranho tocar uma música que parece coisa de concorrentes da Blizzard?
Mas o mistério continuava. Eu decidi usar o Shazam para descobrir. Segundo o app, a música em questão é da Ecobel. Uma visita ao , que gerencia a música da Ecobel, rapidamente me diz que esse artista é “ambiental”, “flutuante”, “sonhador” e “esperançoso”. Quer dizer, nada a ver com o Metallica.
Agora, a outra pergunta: por que a Twitch faria isso? Parece que foi um problema relacionado ao , lei que protege os direitos autorais nos EUA.
“A próxima apresentação musical está sujeita à proteção de direitos autorais pelo detentor dos direitos autorais aplicáveis”, diz uma da apresentação completa com uma introdução da banda logo antes.
Em outras palavras, a Blizzard provavelmente obteve os direitos musicais para seus próprios canais, mas não para os canais do Twitch. O Gizmodo procurou a plataforma para descobrir o que aconteceu e atualizaremos se a empresa responder. Mas, seja lá qual for a resposta, foi bem engraçado, vai.