A Estação Espacial Internacional (ISS) recebeu mais três tripulantes nesta quarta-feira (8). São eles o bilionário japonês Yusaku Maezawa, seu assistente e videomaker Yozo Hirano e o cosmonauta russo Alexander Misurkin. O grupo deve passar 12 dias no laboratório orbital, e todos os detalhes serão registrados para o canal de Maezawa no .
A decolagem ocorreu às 4h38 (horário de Brasília) desta manhã. Os aventureiros partiram do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, a bordo da nave Soyuz. Eles chegaram à ISS cerca de seis horas depois, às 10h40. O grupo ficará no segmento russo da estação.
Essa é a primeira vez em mais de uma década que um turista vai à estação espacial pagando todas as contas. O preço oficial da viagem não foi divulgado, mas é estimado em . O bilionário japonês disse ainda que pretende doar dinheiro enquanto estiver em órbita, mas não especificou valores e nem como isso será feito.
O empresário, que fez fortuna com uma plataforma de comércio online, passou por um treinamento intenso antes do lançamento. Ele teve que dormir em camas inclinadas, girou em cadeiras e até mesmo jogou badminton – processo que compartilhou com seus seguidores no Twitter.
【11 days until Launch🚀】
Unusual training in Russia ②
2 weeks before launch and for some reason we started playing badminton everyday. It’s fun so it’s okay but my knees and hips are paying for it…
3rd miss already…— Yusaku Maezawa (MZ) (@yousuckMZ)
E o reality não deve parar. Maezawa, com ajuda de outros usuários das redes, preparou uma lista com 100 coisas que ele deve fazer e documentar enquanto estiver no espaço. Os tópicos vão desde apresentar os outros astronautas a bordo do local até cortar o cabelo em condições de gravidade zero.
Essa não será a última vez de Maezawa no espaço. O bilionário já garantiu uma cadeira no projeto Dear Moon da SpaceX, que levará o japonês para uma volta ao redor da lua em 2023, tornando-o o primeiro turista a completar o percurso.
A Rússia manteve um histórico de envio de turistas espaciais à ISS nos anos 2000, mas o programa de viagens privadas foi suspenso em 2010. Agora, o mercado está reaquecendo com as iniciativas de empresas como SpaceX e Blue Origin — o que torna o momento propício para a retomada das atividades.