Tumba de funcionário do faraó Ramsés II é encontrada no Egito
Pesquisadores da Faculdade de Arqueologia da Universidade do Cairo, no Egito, encontraram a tumba de um dos funcionários de Ramsés II, considerado um dos faraós mais poderosos do Império Novo. O túmulo pertencia a Ptah-em-Wia, que trabalhou como tesoureiro chefe do governador.
A câmara funerária está localizada na necrópole de Saqqara. O sarcófago foi esculpido em granito rosa e traz o formato e rosto do falecido na tampa, até mesmo com sua barba. As mãos, por sua vez, estavam cruzadas no peito e seguravam símbolos que remetiam aos deuses Osíris e Ísis.
Havia ainda hieróglifos no sarcófago que traziam o nome de Ptah-em-Wia e reforçavam sua proximidade com o faraó vigente. Porém, o túmulo estava rachado e vazio, o que sugere que ele foi saqueado em algum momento do passado.
A tumba havia sido encontrada em 2021, mas só foi amplamente estudada agora. Hussein Abdel Basir, diretor do Museu de Antiguidades da Biblioteca Alexandrina, disse ao que Ptah-im-Wia foi sepultado em um dos mais importantes cemitérios egípcios antigos.
“O fato de que as pessoas continuaram a ser enterradas em Saqqara sob o reinado do rei Ramsés II – embora a capital egípcia na época estivesse na região leste do Delta – confirma que Saqqara serviu como cemitério para egípcios ao longo dos tempos”, disse o pesquisador.
Ramsés II governou o Egito entre 1279 e 1213 a.C. O faraó foi , expandindo as cidades, templos e monumentos. Ptah-em-Wia, considerado um funcionário de alto escalão, provavelmente esteve ao lado do rei durante suas conquistas.