Tudo pelo planeta: adesivos da Apple estão com os dias contados
Nesta semana, a Apple apresentou ao mundo seus novos modelos de iPad Air e iPad Pro e também acessórios Magic Keyboard e Apple Pencil. A empresa também confirmou que os produtos serão comercializados em suas lojas oficiais a partir desta semana, mas com um item a menos na caixa.
Desde o final da década de 70, quando comercializava o icônico Apple II, um computador pessoal desenvolvido pelo próprio Steve Wozniak, a gigante de Cupertino tem como hábito incluir alguns adesivos com sua famosa logomarca.
Na época, os , remetendo aos primórdios do que é hoje uma das empresas mais valiosas do mundo.
No entanto, para diminuir os impactos ambientais do descarte de plástico, a empresa está adotando uma prática diferente. A partir da semana que vem, os novos dispositivos da Apple não serão mais acompanhados pelos adesivos tão amados pelos fãs.
Os entusiastas da marca ainda poderão conseguir alguns stickers exclusivamente nas lojas oficiais da “maçã”, que estão recebendo carregamentos limitados. Essas unidades poderão ser distribuídas para os clientes em caso de solicitação.
Esta mudança de postura da big tech já vem acontecendo há alguns meses, mas a confirmação foi comunicada apenas nesta semana em um memorando interno divulgado para funcionários das Apple Stores. O Vision Pro, por exemplo, lançado oficialmente em fevereiro, foi entregue aos consumidores já sem adesivos.
O fato curioso é que os recentes modelos do MacBook equipados com o chip M3 foram lançados com stickers na caixa um mês após o lançamento do headset de realidade mista da marca. Ainda não se sabe porque os notebooks também não vieram sem os itens.
Nos últimos anos a Apple tem investido pesado em se tornar ecologicamente correta. Um dos planos mais ambiciosos da companhia é ser completamente livre de carbono até 2030.