Tudo pelo clima: startup cria concreto sem cimento que absorve CO2
O concreto é um dos materiais de construção mais comuns na engenharia civil, mas está longe de ser melhor para o clima, principalmente pelo uso de cimento em sua fabricação.
O cimento é a terceira maior fonte de emissões de CO2 pela atividade humana. Por isso, cientistas e engenheiros buscavam alternativas mais sustentáveis para fabricação de concreto sem usar cimento, visando reduzir a emissão de gases do efeito estufa.
Para salvar o clima, o segredo é o concreto sem cimento, mas com emissão negativa
Mas, o que se sabe é que o esse concreto é carbono negativo, ou seja: ele absorve uma quantidade de CO2 durante seu tempo de vida que supera a quantidade de emissões durante o processo de fabricação.
Esse concreto, além de ideal para o clima, está alinhado às diretrizes que a indústria estabelece sobre resistência e durabilidade dos materiais, surgindo como uma opção viável ao concreto com cimento.
A C-Crete já fabricou mais de 140 toneladas do seu concreto sem cimento para projetos de construções. Além disso, a empresa recebeu financiamento do Departamento de Energia dos EUA para ampliar o desenvolvimento de sua tecnologia. O governo também concedeu prêmios à empresa para facilitar a expansão das operações. O investimento já gerou resultados. Em abril, a C-Crete um concreto sem cimento, à base de basalto, que absorve CO2 já durante a fabricação, ajudando ainda mais o clima.C-Crete poured ~15 tons of cement-free concrete with exposed aggregate finish in the Scottsdale Fashion Square shopping mall in Phoenix, AZ. The product exceeds several mechanical and durability standard requirements while not having any Portland cement and CO2 emissions. — C-Crete Technologies (@CCreteTech)