TikTok: congresso americano recebe proposta para banir rede social
Tiktok sofre pressões do governo americano desde a admnistração Trump
Um , ou seja, apoiado por parlamentares dos partidos Republicano e Democrata pode proibir o TikTok em território americano. O projeto passa a tramitar no legislativo após o diretor do FBI, Chris Wray, afirmar que as operações do app de vídeos curtos geram preocupações, podem ser usadas para “influenciar usuários e controlar dispositivos”.
De acordo com o anúncio do congressista republicano, Mark Rubio, o objetivo do projeto de lei é bloquear qualquer empresa de redes sociais dentro ou sob influência de China e Rússia. A equipe do parlamentar ainda afirmou que a proposta é apoiada pelos congressitas Mike Gallagher (Republicanos) e Raja Krishnamoorthi (Democratas).Desde o governo Trump, a ByteDance, empresa dona do TikTok, sofre com ameaças de banimento do mercado americano. Na época, o governo tentou impedir downloads da plataforma e também chegou a pedir a proibição do aplicativo, no entanto, a justiça não acatou os pedidos e o App segue operando normalmente no país.
A companhia chinesa era acusada de coletar dados para espionar os usuários dos Estados Unidos e agora volta a ser alvo de políticos americanos. A novidade é que desta vez, o partido republicano não é o único crítico ferrenho da atuação da empresa no território americano. Mais recentemente, os governos dos Estados de Alabama e Utah anunciaram que devem propor medidas para proibir a plataforma dentro de suas jurisdições À agência de notícias Reuters, Brooke Oberwetter, porta-voz do TikTok se posicionou contra o movimento de alguns governos estaduais dos Estados Unidos, afirmando que a tentativa de proibição tem motivação política e que, um eventual banimento da plataforma no país não terá nenhum impacto positivo no aumento da segurança nacional dos Estados Unidos.