Como as teorias da conspiração de que o homem não foi à Lua se espalhavam antes da internet
Foto e legenda do livro “We never went to the Moon”, de 1974, do autor Bill Kaysing
Falta de estrelas nas fotos e encenação de Stanley Kubrick
Mas a sua prova mais contundente de que o pouco na Lua era uma farsa talvez tenha sido a mais fácil de desacreditar. Especificamente, Kaysing escreveu, repetidamente, que a ausência de estrelas nas fotos tiradas na Lua provava que os humanos nunca estiveram lá.
“Não há estrelas nas fotos deles [tiradas pelos astronautas]”, disse Kaysing a um em 1977. “Se eles tivessem ido à Lua, haveria algumas estrelas como evidência”. A sugestão era que isso era algum tipo de falta de atenção por parte da NASA e prova de que tudo era falso.
A realidade? Há várias boas razões para você não ver estrelas nas fotos tiradas na Lua. No entanto, as pessoas no século 21 provavelmente entendem isso melhor do que as da década de 1970. Qualquer pessoa que tenha usado um smartphone para tirar fotos quando há uma única fonte de luz irritante sabe o quanto a situação pode ser frustrante. Os astronautas ficam muito mais direta no espaço, por isso, se você expor a foto usando uma abertura apropriada para a superfície da Lua, não vai capturar a luz relativamente pequena das estrelas. Se você definir a abertura do sensor da câmera para capturar as estrelas, obterá algo semelhante a essa do pessoal do canal VideoFromSpace (em inglês), do YouTube. Eles atuam tentando desbancar fatos falsos sobre a visita à Lua.Olhe as estrelas lá no fundo
Outro argumento de Kaysing era que o aclamado diretor Stanley Kubrich provavelmente estava envolvido em fingir o pouso na lua. O filme de 1968 “2011: Uma Odisseia no Espaço”, de Kubrick, incluiu alguns dos mais impressionantes efeitos especiais que foram feitos até hoje e ajudou a criar a teoria de que Kubrick havia realmente dirigido as imagens que conhecemos hoje como o pouso na Lua. “Enquanto ‘2001’ estava sendo filmado, Kubrick e sua equipe consultaram quase 70 corporações industriais e aeroespaciais, universidades, observatórios, agências meteorológicas, laboratórios e outras instituições para garantir que o filme fosse tecnicamente preciso”, escreveu Kaysing. “Se isso tivesse sido feito para a ASP sem a cobertura de ‘2001’, muitas suspeitas teriam sido direcionadas para aqueles que estavam fazendo as investigações”. O que é ASP? De acordo com Kaysing, isso significa o “Apollo Simulation Project”. Na verdade, Kaysing até aponta para o crescente orçamento do filme como mais uma evidência de que Kubrick estava envolvido na farsa da Lua, insinuando que o diretor foi pago pela NASA para criar um set de filmagem. O livro de Kaysing também inclui fotos de hotéis em Las Vegas — o local onde Kaysing disse que os astronautas viviam enquanto eles deveriam estar na Lua. Na verdade, ele sugere que os astronautas insistiram em Las Vegas, porque caras como Buzz Aldrin, Neil Armstrong, Michael Collins e seus “gerentes de publicidade” queriam viver em grande estilo.
Outra captura do livro “We never went to the Moon”. Dessa vez falando que os astronautas ficam escondidos em hotéis em Las Vegas
Neil Armstrong pratica uso de uma câmera de vídeo durante uma simulação em Houston em abril de 1969, três meses antes de ele caminhar na Lua. Crédito:
Falta de empolgação dos astronautas
Ralph Rene é um outro fraudador do pouso na Lua que ganhou certa fama antes da maioria dos americanos estarem online, tendo publicado um livro chamado Mensa Lectures, posteriormente entitulado “The Last Skeptic of Science” (“O último cético da ciência”), depois que a Mensa (uma associação de pessoas com quociente de inteligência alto) ameaçou processar Rene por usar seu nome sem permissão. Mas foi o segundo livro de Rene, publicado em 1994, que fez dele um herói popular da comunidade de céticos. Chamado de “NASA Mooned America!”, o livro, que ainda está disponível na Amazon, tem muitas similaridades com o trabalho de Kaysing da década de 1970, mas inclui algumas teorias ainda mais estranhas. Sabe qual é a prova mais contundente que Rene tem? Os astronautas não parecem suficientemente empolgados com o retorno deles à Terra. Rene publicou esta foto para mostrar que os astronautas estavam realmente envergonhados por terem mentido para todo o mundo:Primeiros astronautas a pisarem na Lua em quarentena enquanto falavam com o presidente Richard Nixon. Crédito: NASA Mooned America!
Rene explicou:É este o olhar de três homens que acabaram de voltar de uma caminhada na Lua? A tripulação do Apollo 11 acaba de retornar à Terra e está falando com o presidente Nixon. Este grupo definitivamente não é de um bando de campistas felizes. Eles poderiam sentir vergonha por algo que não fizeram?Quero dizer, que mais provas vocês precisam? Com o passar das décadas, uma porcentagem maior de americanos chegou a aceitar que provavelmente houve o pouso na Lua. Em 1999, apenas . Talvez porque, conforme a tecnologia avança, coisas assim parecem menos esquisitas. Mas os teóricos da conspiração ainda estão por aí, obviamente. E eles têm uma voz mais alta do que nunca, mesmo que o número deles tenha diminuído. Kaysing e Rene não estão mais entre nós, mas ambos vivem no pesadelo que é a nossa internet. Ambos aparecem em alguns dos mais populares vídeos sobre a mentira da lua atualmente online, incluindo um vídeo intitulado , que tem quase um milhão de visualizações no YouTube. Você claramente não precisa da internet para que um teoria da conspiração se espalhe. E em uma época de conspirações reais , é fácil ver o apelo de teorias como a farsa da Lua. No entanto, gostemos ou não, provavelmente fomos à Lua. Por quê? As melhores evidências, além de todas as gravações, são as fotos e rochas lunares trazidas para cá. Dada a baixa tecnologia de câmera da década de 1960, teria sido mais difícil falsificar o pouso na Lua do que simplesmente ir até lá e fazer fotos e vídeos. .