Você é daqueles que acha que a inteligência artificial pode fazer tudo? Este casal norte-americano também! Reese Wiench e Deyton Truitt usaram o ChatGPT para se casar no Colorado, nos EUA, em 24 de junho deste ano. Os pombinhos só escreveram mesmo os votos. Quase toda a cerimônia, na Historic Morrison Church, ficou para a ferramenta de IA, segundo o jornal local . O motivo? Corte de gastos.
O casamento foi planejado em cinco dias, já que Truitt iria servir no Exército na semana seguinte. Portanto, para planejar tudo a tempo, com o orçamento disponível, o pai da noiva, Stephen Wiench, sugeriu usar o chatbot da Open AI para escrever a cerimônia.
Porém, primeiramente, ele recusou. “Ele disse ‘não’ no início. ‘Não posso fazer isso, não tenho olhos, não tenho corpo. Não posso oficializar seu casamento'”, contou Stephen à CBS Colorado. Entretanto, no final, tudo deu certo.
O noivo, Deyyon, explicou que, de acordo com as leis do estado, “não é necessário ter um oficial no casamento, desde que ambos os parceiros concordem”. Sendo assim, o ChatGPT leu um texto aos 30 convidados do casal, com o som amplificado por alto-falantes. Para personalizar o “oficial”, a família vestiu uma máscara de robô no equipamento, dando um rosto ao chatbot casamenteiro.
O ChatGPT planejou as boas-vindas, o discurso, as considerações finais. Mas, como a inteligência artificial não é reconhecida como oficial de casamento pelo estado, foi o pai da noiva quem assinou a certidão de casamento do casal.
Vale destacar que o relacionamento não é estranho à tecnologia: Deyton e Reese se conheceram no aplicativo de namoro Tinder, há dois anos.
Confira cenas do casamento feito pelo ChatGPT nos EUA:
Como a IA está mudando relacionamentos no mundo
Não é só o ChatGPT: outras ferramentas de inteligência artificial também já são capazes de revolucionar relacionamentos amorosos. Em março deste ano, a plataforma de planejamento de casamentos Joy lançou o Wedding Writer’s Block, que usa tecnologia de IA da OpenAI para gerar um rascunho de textos de casamento.
Além disso, outros bots podem ajudar a aconselhar pessoas com problemas no namoro. A IA Jesus, na Twitch, oferece orientações e responde perguntas de diversos temas, mas sobretudo jogos e romance – e já conta com 42 mil seguidores.
E quem não tem parceiro, nem precisa. Afinal, outros chatbots podem simular um namorado ou namorada virtual. Em maio deste ano, a norte-americana Caryn Marjorie já tinha mil namorados online em sua versão virtual, a CarynAI. Por outro lado, quem tem, pode recriá-lo com IA, como fez o desenvolvedor Enias Cailliau, criador do GirlfriendGPT. Será que essa moda pega?
Enquanto Deyton e Reese revolucionam as cerimônias de casamento no mundo real, os noivos Traci e Dave Gagnon utilizaram um ambiente virtual da empresa Virbela para sua união no Metaverso, colocando em pauta a legalidade do evento. Saiba mais nesta matéria do Giz Brasil.