Tempestade magnética faz Reino Unido ver uma rara aurora boreal
Os britânicos que olharam para o céu do sul do Reino Unido no domingo (26) viram uma cena incomum: o evento luminoso conhecido como aurora boreal. A aponta que o acontecimento pode voltar aos céus nesta segunda-feira (27).
O fenômeno, que é frequente na Islândia, é visto raramente na Escócia e na Irlanda do Norte, mas quase nunca no sul da Inglaterra. Dessa vez, há diversos registros das luzes em Kent e Cornwall, duas cidades dessa região.
Segundo o Escritório de Meteorologia britânico, a aurora boreal só apareceu por causa de uma forte tempestade geomagnética. Isso porque essas luzes resultam da colisão do material ejetado do Sol com o campo magnético da Terra.
Essa “erupção solar” envia partículas carregadas de luz e energia para o planeta. É a interação dessas partículas com a atmosfera que gera a luz nas cores verde e vermelha, mais comuns da aurora boreal.
Além da força da tempestade, a região sul do Reino Unido estava com uma “faixa de céu sem nuvens”, o que facilitou a visão do fenômeno. Em novembro, tempestades solares semelhantes possibilitaram que a população da Escócia assistisse ao espetáculo.
Como foi a aurora boreal no Reino Unido
Usuários do Twitter não demoraram a compartilhar seus registros da aurora boreal no Reino Unido. O Escritório de Meteorologia incentivou o envio de fotos com a hashtag #LoveUKWeather. Veja algumas das imagens:
Near Loch Lomond — karen stevens (@kazza077)
Wow! Just wow tonight — Janet Donnelly (@celebrantjanet)
— Gaynor Williams (@Gaynor1990)
Incredible views of the in Troon, Scotland tonight! 🤩 — Dimi (@dimi_tri_s)
Staffs Moorlands 26.02.23 — AWx (@AngieWaltersX)
John Denton Hull, taken in Scotland 🏴 — John Denton (@Transporterhull)
Amazing first show of the Lady Green dancing around in the skies of Loch Lomond on 26.02.2023 around 9:20pm. — Divjot Kaur Narula (@diva2595)