Tempestade eletromagnética deixa céu multicolorido na América do Norte
Uma tempestade eletromagnética criou um show de luzes na América do Norte na última sexta-feira (24). O fenômeno, conhecido como aurora boreal, pintou os céus de cor-de-rosa e amarelo desde o Canadá até o estado do Arizona, no extremo sul dos EUA.
Segundo a NOAA (Administração Nacional Oceânica e Atmosférica), órgão meteorológico dos EUA, as cores incomuns tiveram a ver com uma tempestade eletromagnética de grau quatro — considerada severa.
“Não esperávamos esse nível de tempestade”, disse Bill Murtagh, coordenador do programa no Centro de Previsão do Clima Espacial da NOAA, ao jornal . Ao todo, a tempestade solar durou 12 horas. É a primeira vez que isso acontece desde 2017.
O mais comum é ver auroras boreais nos pólos norte e sul da Terra. Mesmo no norte do Canadá, essas exibições são extremamente raras.
É provável que o espetáculo tenha a ver com a aproximação do ciclo solar, momento a cada 11 anos em que os pólos do Sol se invertem. Esse movimento causa uma grande descarga de energia do Sol, que acaba afetando a Terra.
Repercutiu nas redes
Diversos usuários online publicaram registros da tempestade eletromagnética da última sexta-feira.
Northern lights over Virginia's Shenandoah Valley last night. Towering pillars and vivid colors were visible for a few unforgettable moments.
📍 Big Meadows, , Virginia, USA
— Peter Forister 🍁🍂🍁 (@forecaster25)
Dancing pillars over Asheville captured last night at 11:15 PM… I will never forget this.
— Evan Fisher (@EFisherWX)
Phoenix FTW!
— John Sirlin (@SirlinJohn)
Tonight was amazing! A night I will never forget!
— Angel Enriquez (@AngelWxman)
Amazing northern lights display over tonight
— Leigh McAdam (@hikebiketravel)
The Northern Lights put on an excellent show in Southern Ontario tonight!
— Jason O'Young (@jasonoyoung)
It’s been a dream of mine to see auroras in real life. Went to Alaska last year and didn’t see them. Saw kp of 7.3 and drove to Lake Ontario for the most beautiful display!!! I think I shed a few tears tonight. 🥹
— BuffaloWeather (@weather_buffalo)
O máximo do ciclo solar está previsto para 2025, o que significa que devemos ver mais tempestades do tipo até lá.