Um observatório no Havaí captou o dramático momento em que a sonda DART colidiu com o asteroide Dimorphos na noite da última segunda-feira (26). O impacto ocorreu a 11 milhões de quilômetros da Terra.
As imagens foram captadas pelo projeto Atlas, um sistema de observação de asteroides próximos da Terra desenvolvido pela Universidade do Havaí e financiado pela NASA. No vídeo abaixo, é possível observar o aumento repentino de brilho no asteroide provocado pelo impacto, assim como a expansão de uma grande nuvem de detritos no espaço.
ATLAS observations of the DART spacecraft impact at Didymos!
— ATLAS Project (@fallingstarIfA)
O impacto também foi observado pelo Observatório Les Makes, localizado na Ilha da Reunião, no Oceano Índico. Segundo a Agência Espacial Europeia (ESA), a imagem foi captada cerca de – o tempo que levou para a luz chegar à Terra. Veja:
Close-up do impacto da DART
Antes de colidir com o pequeno Dimorphos, a sonda DART liberou no espaço o cubesat italiano LICIACube. O objetivo dessa pequena espaçonave foi observar à distância a colisão e enviar as imagens para a Terra.
Na foto abaixo, é possível ver o asteroide Didymos (em primeiro plano) e o Dimoprhos completamente coberto pelos detritos do impacto.
O objetivo principal da missão é modificar ligeiramente a órbita de Dimorphos (de 160 metros de diâmetro) ao redor de Dydymos (de 780 metros).
A NASA avaliará nas próximas semanas se esse objetivo foi de fato alcançado. Se funcionar, o método poderá ser utilizado futuramente para desviar potenciais asteroides em rota de colisão com a Terra.
A expectativa é que novas imagens dessa colisão sejam divulgadas nos próximos dias, incluindo as dos telescópios Hubble e James Webb. Elas ajudarão astrônomos a entender a estrutura e a composição do Dimorphos.
O replay do impacto — filmado pela própria DART — pode ser visto no vídeo abaixo: