Cientistas trabalham para manter o telescópio Hubble funcionando depois de outro giroscópio falhar
• A última leva de imagens do telescópio Hubble é pura pornografia espacial
• Os vídeos mais impressionantes capturados pelo telescópio Hubble
Esquema do telescópio Hubble. Graphic: STSci
O Hubble precisa que três de seus giroscópios funcionem para poder continuar as operações normalmente. A BBC informa que ele tem três mais antigos e três mais novos. O giroscópio que falhou é o último dos mais antigos. Os cientistas do NASA Goddard e do Space Telescope Science Institute estão tentando ligar novamente um dos giroscópios mais recentes, mas ele está agindo de forma esquisita.
On Friday, the Hubble Space Telescope went into safe mode due to a failed gyro – used to keep the telescope precisely pointed for long periods. Mission experts are taking steps to return Hubble to great science. More updates will follow. — Hubble (@NASAHubble)
O envelhecido Hubble ainda tem trabalho a fazer. Seu sucessor, o James Webb, enfrentou diversos atrasos e agora está programado para ser lançado em 2021. Mas uma outra missão para manter o Hubble funcionando mesmo após o lançamento do James Webb. Ter os dois telescópios em órbita seria útil, porque o Hubble detecta principalmente luz visível e ultravioleta, enquanto o James Webb detecta principalmente luz infravermelha.
Kenneth Sembach, diretor do Space Telescope Science Institute, disse ao Gizmodo que o Hubble vai continuar em modo de segurança “por um tempo”, com as operações de ciência offline nesta semana, embora a equipe realiza uma investigação completa. Mas tudo que está rolando já era meio que esperado. “Acho que todo mundo esperava que nós encontraríamos problemas no giroscópio durante a missão”, disse. “É uma tradição do Hubble.” Ele nos lembrou que o telescópio pode operar por muitos anos em um modo reduzido de uso de giroscópios. O plano é operar o Hubble o quanto for possível, talvez até 2025 ou mais. Embora isso seja a indústria especial e coisas inesperadas acontecem a todo momento, “eu nunca apostaria contra o Hubble”, finalizou. Ainda não precisamos nos preocupar com a vida do Hubble. Ele está ficando velhinho, e isso significa que suas partes estão começando a cair. Mas cientistas estão trabalhando para trazer de volta um terceiro giroscópio ou para seguir em frente com um plano de contingência.Imagem do topo: Hubble ESA (Flickr)