Cultura
“Tela Quente” exibe vencedor do Oscar “O Som do Silêncio” nesta segunda (18)
O drama musical norte-americano que será exibido na "Tela Quente" narra a história de um baterista em um processo de perda de audição
Imagem: Divulgação
Nesta segunda-feira (18), às 23h15, no horário de Brasília, a Rede Globo vai exibir, na “Tela Quente”, o filme “O Som do Silêncio” (“The Sound of Metal”). O drama musical norte-americano de 2019 narra a história de um músico com a surdez.
Na trama, Ruben é um músico baterista que, aos poucos, começa a perder a audição. Ao descobrir que seu diagnóstico é grave e que a piora será gradativa, sua namorada Lou o leva a um lar de reabilitação para surdos a fim de ajudá-lo a se adaptar a sua nova condição. Lá, ele se conecta com sua nova realidade, enquanto tenta seguir com sua vida pessoal.O elenco do filme da “Tela Quente” traz Riz Ahmed, Tom Kemp, Paul Raci, Olivia Cooke, Mathieu Amalric, dublados por Armando Tiraboschi, Bruna Laynes, Nando Lopes, Carlos Seidl e Hélio Vaccari. A direção é do cineasta Darius Marder.
Em 2021, “O Som do Silêncio” venceu o Oscar nas categorias Melhor Som e Melhor Edição. Também recebeu indicações nas categorias de Melhor Filme, Melhor Ator (para Riz Ahmed), Melhor Roteiro Original e Melhor Ator Coadjuvante (para Paul Raci).
O prêmio não foi à toa, já que o elemento sonoro foi um dos grandes destaques do filme, chegando a levar 23 semanas para a mixagem, com apenas quatro para as filmagens, segundo a . Além disso, boa parte dos atores são surdos, e o protagonista, Riz Ahmed, aprendeu a Língua Americana de Sinais e usou bloqueios auditivos nos ouvidos para parar de ouvir durante as gravações.