O mundo da moda engajou definitivamente na tecnologia! Depois do vestido de spray criado diretamente no corpo da modelo Bella Hadid — no desfile da grife Coperni em outubro passado –, as passarelas da Paris Fashion Week surpreenderam de novo nesta terça-feira (28): foram exibidas roupas que mudam de cor.
Na coleção de outono/inverno 2023 da Anrealage, no Théâtre de la Madeleine, na França, peças lisas e brancas ganharam cores e estampas diferentes. Modelos surgiam, em duplas, vestindo roupas semelhantes, mostrando frente e verso dos looks. Então, tubos emissores de UV desciam e realizavam a mudança de cor. Em seguida, os modelos giravam para exibir a parte traseira da roupa, em branco.
O efeito vem da combinação de tecidos feitos com pigmentos fotocrômicos (sensíveis a luz e calor) e luzes ultravioleta. Segundo o estilista da marca, Kunihiko Morinaga, em entrevista à , as roupas também reagem aos raios UV da luz solar. A combinação, capaz de transformar roupas neutras em xadrez, viralizou nas redes sociais.
technology meets fashion at the anrealage fw23 rtw show with the use of uv light lamps that change the colors of clothes at paris fashion week today
— ❦ (@saintdoII)
O uso da fotossensibilidade, entretanto, não é novidade na moda: o próprio Morinaga utilizou a tecnologia pela primeira vez há uma década. Porém, esta foi a estreia do designer em tecidos como peles artificiais, veludo, rendas, malhas, jacquards e cetins, bem como em tons mutáveis de cores, incluindo o amarelo, vermelho e o roxo.
Assista ao desfile completo da Anrealage abaixo: