Foram precisas apenas três semanas para uma superbactéria voltar após ser eliminada por antibióticos
Segundo o relatório, na revista Antimicrobial Agents and Chemotherapy, uma criança pequena lida com infecções recorrentes da bactéria Pseudomonas aeruginosa por mais de dois anos. P. aeruginosa é uma infecção oportunista que adoece dezenas de milhares de pessoas já enfraquecidas em hospitais e outros estabelecimentos de saúde nos EUA por ano. Nessas pessoas, pode causar
Esse foi o caso deste paciente, cuja rara doença hepática exigia que os médicos fizessem dois transplantes de fígado, o primeiro aos três anos de idade. Após a segunda cirurgia, o paciente desenvolveu várias infecções com risco de vida, incluindo uma causada por P. aeruginosa em março de 2016.
Inicialmente, a bactéria parecia completamente vulnerável ao medicamento de último recurso ceftolozane-tazobactam, uma terapia combinada de dois antibióticos potentes. Mas 22 dias após o tratamento, os médicos encontraram uma variedade da bactéria no paciente que havia desenvolvido resistência ao medicamento. Outros cientistas descobriram que a P. aeruginosa pode desenvolver resistência ao ceftolozano-tazobactam no laboratório, mas, segundo os autores, raramente foi documentado em pacientes da vida real, muito menos em um período tão curto.
O tratamento ainda foi o suficiente para vencer a infecção inicial, bem como duas outras infecções causadas por P. aeruginosa durante os próximos dois anos e meio. Mas o caso deu aos médicos a chance de estudar de perto como ela evoluiu. Então, eles sequenciaram e compararam os genomas de dezenas de amostras coletadas de seus pacientes.
Ainda assim, como muitos monstros de filmes de terror que não ficam mortos, as superbactérias inventaram todo tipo de truques que lhes permitem escapar da morte. E é mais do que possível, se não inevitável, que uma variedade de P. aeruginosa ou outra bactéria possa algum dia descobrir a combinação certa de mutações que lhe permita resistir às drogas de último recurso e manter suas invulnerabilidades existentes. Apenas mais uma possibilidade divertida para se pensar tarde da noite!