Sumir da internet? Saiba como isso é possível
A privacidade é uma das razões para reduzir a presença na web. No entanto, de acordo com Daniel López, co-fundador da , uma plataforma que protege os dados pessoais na internet, não ter presença online pode gerar desconfiança.
Em entrevista ao , López recomenda ter informações que mostrem o perfil e a identidade digital de cada um.
Outra razão é o trabalho. Informações que possam prejudicar a carreira ou a reputação de alguém podem ser mudadas, ou escondidas. Por exemplo, os políticos podem modificar o que disseram no passado. No entanto, isso pode ser considerado uma forma de manipulação ou censura. Na Europa, há leis que garantem o direito ao esquecimento e à proteção de dados. Mas essas leis não se aplicam a figuras públicas, devido à liberdade de informação. Isso gera um debate sobre o limite entre a privacidade e a informação.É quase impossível apagar todas as informações pessoais da internet. Afinal, existem áreas que não podem ser monitoradas, como a dark web. Além disso, alguns sites podem não autorizar a exclusão de dados.
Reduzindo a presença online
A forma mais simples de reduzir a presença na rede é deletar as contas que não usa mais. O site mostra como fazer isso em vários sites e indica o nível de dificuldade com um sinal de trânsito. As redes sociais são as que guardam mais informações pessoais e devem ser apagadas por completo.Um grande problema é que as informações online nunca somem e revelam muito sobre o usuário. Se os serviços não responderem ou se recusarem a excluir os dados, pode-se pedir aos buscadores que removam o nome dos resultados. Porém, isso não resolve tudo, pois as fotos, vídeos e outros rastros ainda ficam nos servidores das empresas.