Steven Spielberg se diz “muito feliz” por não ter aceito dirigir 1º “Harry Potter”
Já pensou como seriam os filmes da franquia “Harry Potter” sob o comando de Steven Spielberg? Pois isso quase aconteceu! O renomado cineasta disse em conversa com o diretor indiano SS Rajamouli, de “RRR” [via ], que foi convidado para dirigir “A Pedra Filosofal” (2001), o primeiro longa baseado no universo criado pela escritora britânica J. K. Rowling. Mas a resposta foi “não”.
Steven Spielberg, diretor de sucessos como “Jurassic Park”, “Tubarão” e “O resgate do soldado Ryan”, afirmou que um conflito da vida real entre arte e família o atingiu em sua carreira, quando precisou decidir entre criar seus filhos em Los Angeles ou ir para Londres e dirigir o primeiro filme de “Harry Potter” para a Warner Bros. Segundo o cineasta, na época ele enfrentou um conflito parecido com aquele apresentado em seu novo filme, “Os Fabelmans”.
“O significado pessoal sobre [como o conflito entre] arte e família vai partir você ao meio aconteceu comigo mais tarde, depois que eu já havia me estabelecido como cineasta, como diretor de trabalho”, disse Steven Spielberg.“Kate [Capshaw] e eu começamos a criar uma família e começamos a ter filhos. A escolha que tive que fazer foi aceitar um emprego que me levaria para outro país por quatro ou cinco meses, onde não veria minha família todos os dias… Foi uma experiência emocionante”, explicou o cineasta.
“Houve vários filmes que escolhi não fazer”, continuou Spielberg. “Eu escolhi recusar o primeiro ‘Harry Potter’ para basicamente passar o próximo ano e meio com minha família e meus filhos crescendo. Então eu sacrifiquei uma grande franquia, que hoje, olhando para trás, estou muito feliz por ter feito, para estar com minha família”, completou o diretor.
Para quem não se lembra, Chris Columbus acabou dirigindo “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, que lançou na Warner Bros. a franquia de oito filmes. O cineasta é conhecido por clássicos como “Esqueceram de mim” e “Uma babá quase perfeita”. Columbus também dirigiu o segundo filme da franquia, “Harry Potter e a Câmara Secreta”.
“Harry Potter e a Pedra Filosofal” foi um sucesso estrondoso e arrecadou mais de US$ 970 milhões em bilheteria, se tornando o segundo filme de maior sucesso da indústria do cinema à época. Foi indicado ao Oscar do ano seguinte em três categorias — melhor figurino, melhor direção de arte e melhor trilha sonora —, mas não conquistou nenhuma estatueta. O longa foi rodado em Londres, razão pela qual Spielberg decidiu permanecer nos Estados Unidos e criar seus filhos.
No entanto, isso não significa que o renomado cineasta parou de dirigir. Steven trabalhou em “A.I. – Inteligência Artificial” durante o mesmo período que o primeiro filme de “Harry Potter” foi filmado, no início dos anos 2000, a única diferença é que “AI” foi filmado predominantemente em Los Angeles, então o diretor pôde ficar perto de sua família.
Vale lembrar que Spielberg concorre ao Oscar de Melhor Diretor este ano, por “Os Fabelmans”, mas também é indicado para roteirista pela primeira vez em sua carreira. O longa foi indicado a um total de sete Oscars, incluindo o de melhor filme. Além disso, Steven já tem três estatuetas: Melhor Diretor e Melhor Filme por “A Lista de Schindler” e Melhor Diretor por “O Resgate do Soldado Ryan”.