Startup quer “estocar vento” com bateria gigante de ar comprimido
Com o avanço das energias renováveis, a necessidade de soluções de armazenamento de energia são cada vez mais urgentes. Pensando nisso, a startup Hydrostor, do Canadá, está desenvolvendo uma bateria de ar comprimido, que promete “estocar vento” e ser uma alternativa sustentável para o armazenamento de energia.
A Hydrostor desenvolveu um sistema chamado A-CAES (Advanced Compressed Air Energy Storage), que utiliza eletricidade excedente da rede ou de fontes renováveis para alimentar um compressor de ar.“É um sistema muito simples que utiliza apenas um buraco na rocha [mais] ar e água”, disse à Wired Curtis VanWalleghem, CEO e cofundador da . “E então os equipamentos são todos da indústria de petróleo e gás, então você não precisa de nova fabricação nem nada.” Veja o vídeo de apresentação:
Diferencial da tecnologia que “estoca vento”
Um dos aspectos mais inovadores do sistema A-CAES é a captura e armazenamento do calor gerado durante a compressão do ar. Esse calor é posteriormente utilizado para reaquecer o ar antes de ser liberado para a turbina, aumentando a eficiência do sistema.
A principal diferença é que os sistemas de armazenamento de ar comprimido tradicionais oferecem eficiências entre 40-52%. Já o sistema da Hydrostor registra eficiências próximas a 60%.
A Hydrostor planeja construir instalações de armazenamento de energia em Rosamond, Califórnia (EUA). Elas serão as maiores do mundo em termos de armazenamento de energia não-hidráulica.