Derivados do leite produzem uma enorme quantidade gases do efeito estufa. Porém, uma startup com investimento de Bill Gates criou uma manteiga de dióxido de carbono (o CO2) que, segundo o bilionário, parece de verdade.
A startup Savor utiliza um processo termoquímico para criar alternativas sem leite a vários produtos, usando apenas CO2, calor, hidrogênio e oxigênio. A técnica consiste em extrair o CO2 do próprio ar e o hidrogênio da água. Em seguida, a Savor oxida os dois elementos para formar gordura.
O resultado são as mesmas gorduras de produtos como queijo, leite, carne e óleo vegetal, mas sem emissão de gases do efeito estufa.
Aliás, reduzir o consumo de carne e derivados do leite é uma das formas que a humanidade pode combater o impacto ambiental. A pecuária é uma fonte significativa de gases do efeito estufa.
De acordo com a startup de Bill Gates, a manteiga de CO2 terá emissões bem menores que a de verdade, com menos de 0,8 gramas por caloria. A manteiga convencional tem 2,4 gramas de CO2 por caloria.
Além do gosto, Manteiga de CO₂ precisa ser acessível
A CEO da Savor, Kathleen Alexander, afirma que a produção da manteiga de CO2 ainda está em fase pré-comercial, mas a startup busca aprovação dos órgãos regulatórios. “Não esperamos iniciar as vendas do produto antes de 2025”, diz a CEO. Com a ajuda de Bill Gates, a startup deve conseguir popularizar a manteiga de CO2 em breve.
Em seu blog, Bill Gates escreveu um abordando a importância de reduzir as emissões de carbono e como essas comidas alternativas podem ser uma saída. “O processo [de produção da manteiga] não tem nenhuma emissão de gases do efeito estufa e não usa recursos da terra, exceto por um milésimo da água usada pela agricultura tradicional”, diz Gates.
O desafio, no entanto, é tornar o preço dos produtos da Savor acessíveis à população, “seja o mesmo preço ou menor”.
Apesar da crescente demanda por alternativas a produtos derivados do leite, é difícil encontrar equivalentes em termos de sabor. No entanto, a startup – e também Bill Gates – afirma que essa manteiga de CO2 tem um sabor mais real.
Sobre a chance de sucesso da Savor, Bill Gates é enfático sobre os produtos da startup, afirmando que o gosto da manteiga de CO2 é igual o da manteiga de verdade. “Eu experimentei a manteiga de CO2 da Savor e não acreditei que não estava comendo manteiga de verdade. O hambúrguer também tem um gosto bem próximo do real”, revela.
Aliás, o fundador e ex-CEO da Microsoft divulgou um vídeo experimentando a manteiga. Assista: