Após dois lançamentos que resultaram em explosões, a SpaceX, liderada pelo bilionário Elon Musk, conseguiu lançar com sucesso o terceiro voo de teste do Starship — atualmente, o foguete mais poderoso do mundo. A nave de nova geração conseguiu pela primeira vez entrar em órbita, executar o procedimento de reentrada na atmosfera, mas não conseguiu pousar suavemente no mar, como o planejado.
O voo é crucial para os planos futuros da SpaceX, que incluem o envio de missões tripuladas à Lua e, eventualmente, a Marte.
O lançamento aconteceu a partir da base da SpaceX em Boca Chica, no Texas, nos EUA, por volta das 10h30 (horário de Brasília). Com aproximadamente três minutos de voo, o impulsionador do primeiro estágio, conhecido como Super Heavy, se separou com sucesso da espaçonave Starship do estágio superior, entrando em órbita.
Cerca de 50 minutos após a decolagem, a nave iniciou o procedimento de reentrada na atmosfera da Terra. Esperava-se que a Starship fizesse um pouso de barriga na água na região do Golfo do México, porém a SpaceX perdeu o contato com a nave quando ela estava a 65 km de altitude.
“Perdemos a Starship”, afirmaram os apresentadores da . A empresa disse que os dados desta missão serão utilizados para melhorar o próximo voo de teste.
Reveja o momento do lançamento:
O Starship é uma peça central na visão de Musk para tornar a humanidade multiplanetária. Com quase 120 metros de altura, o foguete foi projetado para transportar cargas e passageiros para destinos além da Terra.
O teste de hoje visa validar as melhorias implementadas após as lições aprendidas com os voos anteriores. Além disso, demonstrar a capacidade da nave de realizar missões de longa duração no espaço.
Apesar das falhas explosivas dos primeiros testes, a FAA (Administração Federal de Aviação dos EUA) concedeu à SpaceX todas as autorizações necessárias. Isso confirmou que a empresa cumpriu todos os requisitos de segurança e ambientais.
No X, a SpaceX divulgou um vídeo em que mostra o momento que a nave começa a reentrar na atmosfera. Confira:
Histórico desastroso da SpaceX com a Starship
Em abril do último ano, a nave decolou da base da SpaceX, mas ocorreu uma falha durante o voo. A SpaceX esperava que, três minutos após a decolagem, os motores do foguete Falcon Heavy fossem desligados e a Starship continuasse a sua subida até o espaço. No entanto, a separação não ocorreu, e as partes começaram a girar e cair.
Por questões de segurança, a empresa enviou um comando para explodir o conjunto em pleno ar. Reveja, abaixo, a primeira tentativa de lançamento da Starship:
Após sete meses, em 18 de novembro de 2023, a SpaceX lançou o veículo pela segunda vez.
Porém, apenas oito minutos e 30 segundos depois, o Starship explodiu antes de entrar em órbita, perdendo a comunicação com a Terra. Mesmo assim, o lançamento entrou para a história da exploração espacial como um teste bem-sucedido.
A promessa é de que, no futuro, a Starship leve seres humanos à Lua e Marte. Aliás, a NASA espera usar a Starship para levar seus astronautas até a superfície lunar, durante a missão .