A SpaceX realiza no início da tarde desta quarta-feira (5) o lançamento da missão Crew-5, transportando quatro astronautas para a Estação Espacial Internacional (ISS).
A decolagem está prevista para às 13h01 (horário de Brasília), quando o foguete Falcon 9 impulsionará a espaçonave Crew Dragon até o espaço. A chegada na estação espacial ocorre nesta quinta-feira (6), às 17h57.
A missão — contratada pela NASA — terá duração de cerca de seis meses em órbita. A bordo da nave da SpaceX estão os astronautas americanos Josh Cassada e Nicole Mann, o japonês Koichi Wakata e a russa Anna Kikina.
No caso de Mann, ela se tornará a primeira mulher nativa americana a viajar ao espaço. Ela faz parte de uma tribo indígena da região de Round Valley, localizada no norte da Califórnia.
Já a cosmonauta Kikina será a primeira pessoa de nacionalidade russa a viajar ao espaço em uma nave americana desde 2002 – quando o russo Sergei Treshchov esteve a bordo do então ônibus espacial Endeavour.
Apesar da guerra na Ucrânia, a viagem da russa foi acordada entre a NASA e a Roscosmos, em julho. O objetivo desse acordo é garantir que sempre haverá pelo menos um americano e um russo a bordo da ISS, mesmo que uma das naves atracadas na estação tenha que retornar à Terra devido a alguma emergência.
No mais recente lançamento russo, realizado no último dia 21 de setembro, por exemplo, a nave Soyuz já havia levado ao espaço o astronauta americano Frank Rubio.
Como acompanhar a decolagem da SpaceX?
A NASA TV está fazendo na manhã desta quarta-feira uma ampla cobertura da missão, incluindo os preparativos de pré-lançamento e a decolagem do foguete da SpaceX. A transmissão ao vivo (em inglês) pode ser acompanhado abaixo:
Para quem tem dificuldades com o inglês, canais brasileiros no YouTube também estão transmitindo o lançamento da SpaceX, como é o caso do , do criador de conteúdo Pedro Pallotta, e o , do Sérgio Sacani