SpaceX divulga imagens inéditas do megafoguete fazendo “baliza”
Na SpaceX, foguete tem ré e megafoguete também faz “baliza”, conforme vimos no lançamento mais recente da Starship. A empresa de Elon Musk conseguiu utilizar uma torre para capturar (ainda no ar) o poderoso propulsor Super Heavy — que tem 70 metros de altura, o equivalente a um prédio de 24 andares.
Após incertezas sobre a autorização do governo dos EUA, a FAA (órgão regulador de aviação do país) deu sinal verde para a SpaceX realizar o quinto teste de voo do seu megafoguete Starship, no último domingo (13).
Após lançar a Starship em órbita, o propulsor do megafoguete se separou e começou a descer, mas tudo isso de maneira controlada e automática. O Super Heavy acionou seus motores e retornou para a mesma torre que ele foi lançado, sendo agarrado por uma espécie de garra.
O teste foi um para a empresa, simbolizando mais uma grande inovação de engenharia, com os dois “braços” robóticos segurando o propulsor em pleno ar.Imagens inéditas da “baliza” do megafoguete da SpaceX
Nesta segunda-feira (14), a empresa divulgou vídeos inéditos do feito, não exibidas durante a transmissão ao vivo de domingo, incluindo imagens de diversos ângulos. Confira:
Super Heavy landing burn and catchO vídeo abaixo, por exemplo, mostra a manobra pela câmera a bordo do propulsor.— SpaceX (@SpaceX)
Onboard view showing a catch fitting on Super Heavy as it contacts a chopstick catch beam — SpaceX (@SpaceX)A SpaceX também divulgou vídeos captados a partir da torre de lançamento — chamada “Mechazilla” –, mostrando o megafoguete desacelerando, antes de conseguiu entrar suavemente nos braços robóticos (ligue o som):
The final phase of Super Heavy's landing burn used the three center Raptor engines to precisely steer into catch position — SpaceX (@SpaceX)Por fim, em outro vídeo, é possível ver o propulsor do megafoguete reduzindo a velocidade para realizar a manobra, a partir de outro ângulo:
Tower view of the first Super Heavy booster catch — SpaceX (@SpaceX)Após a decolagem e “baliza” do propulsor, a Starship continuou a voar conforme o previsto. O protótipo de espaçonave de nova geração contornou o planeta antes de reentrar na atmosfera. Ele pousou como planejado no Oceano Índico, explodindo logo em seguida.
Vale lembrar que a Starship é essencial para os planos da NASA de transportar astronautas da missão Artemis à Lua e em futuras missões a Marte. Entretanto, o governo dos EUA demonstra preocupações com os danos ambientais nos lançamentos da Starship.
Aliás, a transmissão completa do quinto voo de teste da Starship pode ser revista no .